Saúde

Fernandópolis tem queda nos índices de internação e de novos casos, mas abril pode ser o mais letal da pandemia



Fernandópolis tem queda nos índices de internação e  de novos casos, mas abril pode ser o mais letal da pandemia

O mês de abril pode fechar na sexta-feira, 30, como o mais letal da pandemia, superando março que registrou 47 óbitos. Nesta terça-feira, a cidade registrou mais dois óbitos elevando para 46 o total de registros fatais pela Covid-19 no mês de abril.

De acordo com especialistas os efeitos das medidas restritivas impostas a partir de março demoram para refletir na queda de mortes, devido ao longo período de internação dos pacientes mais graves. Os primeiros efeitos são sentidos no registro de novos casos, depois internação e só a partir de três semanas começa a ocorrer a queda no registro de mortes.

Em Fernandópolis, a trajetória de queda de novos casos começou a partir da virada da segunda quinzena de abril. Os três indicadores estão em queda em Fernandópolis nesta segunda quinzena de abril, mas os números elevados da primeira quinzena, podem levar o mês para o recorde infeliz.

Na primeira semana de abril, entre os dias 2 e 8, foram registrados 256 casos positivos e 16 óbitos por Covid-19. Na semana seguinte, de 9 a 15 de abril, o número de casos novos caiu para 178, mas o número de mortes subiu para 17. Na terceira semana, entre 16 e 22, foram 149 contaminados e 8 mortes. Desde o 23 até agora, a queda é ainda mais acentuada com o registro de 24 novos casos em cinco dias e três óbitos

Outro dado positivo veio do boletim da Santa Casa nesta terça-feira, com queda de internações em leitos de UTI e de enfermaria.