Os fernandopolenses enfrentam a sétima onda de calor do ano agravada pela estiagem de quase seis meses. Os termômetros que andavam pela casa dos 38° nos últimos dias, nesta terça-feira, 24, ultrapassou a marca dos 40°, com a Estação do Ciiagro em Fernandópolis registrando recorde de calor no ano.
A temperatura máxima em Fernandópolis chegou a 40,2°, com sensação térmica de 43°, agravada pela baixa umidade relativa do ar registrada de 16,3%. Segundo Organização Mundial da Saúde, taxas de umidade do ar abaixo de 60% já são prejudiciais à saúde. A recomendação é cuidar da hidratação, principalmente de idosos, crianças e animais.
O Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - emite alerta de forte onda de calor e baixa umidade para a região, novamente com temperatura passando dos 40° nesta quarta-feira.
Modelos numéricos de previsão indicam que o tempo deve mudar apenas no final da semana, quando uma frente fria deve chegar a São Paulo. No geral, as chuvas devem ser isoladas e insuficientes para repor o déficit hídrico, mas servem para aliviar o tempo seco, aumentando os índices de umidade e melhorando a qualidade do ar.