Saúde

Fernandópolis tem semana com dois recordes: de casos positivos e de mortes



Fernandópolis tem semana com dois recordes: de casos positivos e de mortes

O cenário da semana que está terminando foi duro para Fernandópolis. A cidade acumulou dois recordes: de novos casos positivos e de mortes. No boletim divulgado nesta sexta-feira, 3, o resumo negativo da pandemia em Fernandópolis. Foram registrados mais 27 casos e com isso a cidade atinge um total de 569 pessoas contaminadas, 150 só nesta semana. Seis óbitos foram registrados na semana, elevando o total registrado na cidade para 9.
A segunda-feira, 29, dava indicação de que a semana seria pesada. Foram mais 26 casos de pessoas que testaram positivo para a Covid-19, acompanhado da notícia da quarta morte, uma idosa de 71 anos, portadora de comorbidades. 
Antes mesmo da publicação do Boletim Epidemiológico, o prefeito André Pessuto, o médico infectologista Márcio Gaggini e o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi foram às redes sociais alertar a população sobre o aumento exponencial do número pacientes infectados e consequente risco de colapso do sistema de Saúde.
“É um momento extremamente complicado e que nós precisamos do apoio da população. Precisamos que a população entenda que a prefeitura está fazendo de tudo. A gente vem alertando e tomando atitudes desde março. O problema não está no comércio local. O comércio de nossa cidade está trabalhando corretamente. O grande problema está nas festas que estão acontecendo nos finais de semana e até no meio da semana”, ressaltou.
Durante o seu apelo, André Pessuto disse que chegou a testemunhar uma festa junina realizada numa residência familiar na qual havia pessoa idosa, inclusive. No mapeamento feito pelo comitê de contingência, a equipe descobriu que a maioria dos pacientes diagnosticados com a doença foi infectada durante festas, churrascos e confraternizações realizadas irregularmente durante o período de quarentena. A Acif, temendo fechamento do comércio, encaminhou oficio ao prefeito cobrando uma força tarefa para fiscalizar esses eventos em finais de semana e edição de decreto proibindo aluguel de chácaras e áreas de lazer. 
Quando a terça-feira, 30, chegou, o cenário piorou. A cidade registrou mais um óbito, o quinto no município. A vítima, uma idosa de 70 anos, portadora de comorbidades que era residente da Casa de Repouso Bem Me Quer, onde o vírus chegou e infectou 7 residentes e 5 funcionários. A instituição está sob intervenção sanitária da Vigilância Sanitária do Município. Ainda na terça, um novo recorde negativo foi batido: 54 pessoas testaram positivo para a doença. A cidade rompia a marca dos 500 casos. 
O mês de julho começou ainda pior, evidenciando o agravamento da crise provocada pela pandemia. Na quarta-feira, 1, foram registrados mais dois óbitos. As vítimas, um idoso de 65 anos, que há dias estava hospitalizado e uma idosa de 77 anos, que tinha comorbidades e também estava internada. Também foram registrados mais 18 novos casos positivos, totalizando 517. 
A escalada de casos, consequentemente, da demanda nas unidades de saúde com mais de 100 pacientes diagnosticado durante a semana, levou o médico Márcio Gaggini a fazer um desabafo. 
“A gente já está trabalhando nesse atendimento há mais de 100 dias. Vou ser sincero, toda a equipe já está bem cansada, bem desgastada por tudo que a gente está passando e, infelizmente, muitas vezes a gente se depara com situações que não são adequadas que vai contra todo o nosso sacrifício”. 
O médico também demonstrou preocupação com a superlotação da Unidade II da Santa Casa que atende apenas pacientes infectados ou com suspeitas. Ele citou o quadro da enfermaria que já está atendendo pacientes em estado grave. 
Quinta-feira, 2, Fernandópolis conta mais 25 novos pacientes infectados e outro óbito. A vítima, um idoso de 69 anos. Ele estava fora do município há 40 dias, hospitalizado no Mato Grosso, onde contraiu a doença e veio transferido na noite da quarta-feira, 1, para a Santa Casa de Fernandópolis, falecendo horas depois.
A sexta-feira, 3, entra para a parte final da semana com mais dados negativos. Ainda pela manhã, a prefeitura confirmou a nona morte. A vítima, uma mulher de 26 anos que tinha comorbidade e estava internada na Santa Casa deste o dia 28 de junho.
A boa notícia da semana é que a cidade vai receber R$ 5,7 milhões para o combate ao coronavírus, sendo R$ 1 milhão para a Santa Casa. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira na Câmara com as presença de vereadores, prefeito André Pessuto, o vice Gustavo Pinato e o Deputado Fausto Pinato que participou por vídeoconferência de Brasília.