Geral

Fernandópolis terá Casa Abrigo Regional só para meninas



Um projeto elaborado pela Cofasp (Comunidade das Famílias São Pedro) propõe a instalação de uma Casa Abrigo Regional para abrigar temporariamente meninas adolescentes em situações de risco. A prefeitura abraçou a idéia e pretende fazer a doação do terreno onde a Casa será construída. A área está sendo objeto de estudo para que o local seja adequado as futuras instalações de maneira que não prejudique nem a população, nem o meio ambiente. A verba para a construção que é de R$ 300 mil já foi aprovada e está em fase de liberação através da Secretaria da Promoção Social do Estado de São Paulo.

De acordo com o projeto crianças de 15 municípios da região de Fernandópolis poderão ser atendidas, o que corresponde a três comarcas, a de General Salgado, Estrela D’oeste e Fernandópolis. A Cofasp, através de sua presidente Ivanilde Rodante fará o gerenciamento do projeto que levará o nome, Meu abrigo: “Minha casa de passagem”.

O objetivo geral da Casa Abrigo Fernandópolis é acolher provisória e excepcionalmente adolescentes do sexo feminino, encaminhadas pelas Varas da Infância e Juventude e Conselhos Tutelares da região de nossa jurisdição, cujos direitos básicos tenham sido violados ou ameaçados, em regime de origem o mais breve possível a fim de minimizar os traumas causados por esta medida de proteção.

A casa abrigará no máximo de 25 meninas que freqüentarão a escola e realizarão outras atividades. Elas ficarão sob os cuidados de uma equipe composta por coordenador, educadores, psicólogo, assistente social, pedagoga e outros.

A área sugerida para a construção possui 1.094.07 m2 e está situada na rua Pernambuco próximo ao Distrito Industrial I “Eurico Gimenez Martins” e está avaliada em R$ 25. 163,61. A referida área faz parte do projeto que será enviado a Câmara Municipal para apreciação e aprovação, que possivelmente acontecerá em assembléia extraordinária devido à urgência de sua implantação e recebimento de verba já aprovada.