Geral

Fernandópolis terá pátio do Detran exclusivo para carros abandonados



Fernandópolis terá pátio do Detran exclusivo para carros abandonados

Após cerca de três anos de negociação, será instalado em Fernandópolis um pátio do Detran - Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo - que irá receber carros abandonados que foram recolhidos na cidade e na região. Segundo a última estimativa, em 2019, a cidade tinha mais de 200 veículos abandonados nas ruas.

De acordo com o secretário de trânsito e transporte, Ederson José da Silva, os principais motivos de abandono de carros são o acúmulo de documentos vencidos, falta de manutenção e mecânica. “O proprietário não paga ou não realiza a manutenção e vai deixando. O problema só aumenta e o carro abandonado acaba se deteriorando na via pública”, destaca.

Com a instalação do pátio, os proprietários desses veículos serão notificados e terão um prazo para retirá-los da via pública. “Após esse período, o guincho será acionado e o carro será levado para o pátio do Detran, onde irá permanecer por um período. Caso o proprietário não apareça para retirar, o mesmo será leiloado ou sucateado”, explica o secretário. De acordo com Ederson, para retirar o veículo do pátio, será necessário pagar as custas do guincho e de estadia no local.

O pátio irá receber veículos recolhidos em Fernandópolis e algumas cidades vizinhas. Segundo o secretário, a previsão é que entre em funcionamento a partir da segunda quinzena de janeiro de 2022 ou início de fevereiro. “Ainda temos que elaborar a lei, que deverá passar pela aprovação da Câmara e também o levantamento de uma área para instalação”, completa Ederson.