Saúde

Fernandópolis terá projeto piloto para tratar cárie sem o motorzinho nas escolas



Fernandópolis terá projeto piloto para tratar cárie sem o motorzinho nas escolas
Dra. Karina (a direita) coordenadora da Saúde Bucal da Prefeitura de Fernandópolis participou do Congresso Internacional de Odontologia em São Paulo

A novidade foi apresentada no CIOSP - Congresso Internacional de Odontologia – realizado  pela APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - considerado um dos maiores congressos de Odontologia do mundo realizado na semana passada em São Paulo. A coordenadora da Saúde Bucal da Prefeitura de Fernandópolis, Dra. Karina Camara Fernandes, participou do evento.

Segundo ela, o congresso apontou que a perspectiva de maior impacto para 2024 será a execução do ‘Projeto de enfrentamento à cárie no estado de São Paulo’, que prevê a realização de tratamento restaurador atraumático (sem motorzinho) em estudantes na própria escola. Fernandópolis já está se organizando para execução do Projeto Piloto.

Nesta terça-feira, 30, um grupo de dentistas vai se reunir, sob a coordenação da Dra. Karina, para avaliar dados de classificações de risco à cárie, referentes aos anos de 2022 e 2023. Desta forma, será possível determinar qual escola será selecionada, de acordo com a necessidade de maior vulnerabilidade a doença.

“Representar Fernandópolis é sempre uma honra, ainda mais em um evento tão importante e que reúne os mais conceituados profissionais da área de odontologia do mundo. Estou muito feliz e trazendo novos conhecimentos e práticas que serão implantadas na nossa rede de saúde bucal do município”, comentou a coordenadora da Saúde bucal.

O evento mundial em SP contou com a participação de coordenadores de saúde bucal e trabalhadores do SUS. Temas como: ‘O Ministério da Saúde a Saúde Bucal no SUS: avanços em 2023 e perspectivas para 2024’ e ‘A saúde bucal no SUS Digital’, estavam na pauta do encontro sendo ministrados pela coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e a secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde.