Economia

Fernandópolis terá “tratoraço” contra alta do ICMS



Fernandópolis terá “tratoraço” contra alta do ICMS
Marcos Mazeti, presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis

Os produtores rurais de Fernandópolis vão participar nesta quinta-feira, 7, de “tratoraço” contra a alta do ICMS que vai acontecer em todo o Estado. Em Fernandópolis, o ato está sendo convocado pelo Sindicato Rural de Fernandópolis, Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar e Cooperativa da Agricultura Familiar. A concentração será às 17 horas na Praça da Aparecida.

O protesto é contra a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Dória (PSDB) que impacta na cobrança ou na elevação do ICMS - Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - sobre insumos e produtos da cadeia de abastecimento do agro em São Paulo.

A lei estadual sancionada em outubro pelo governador João Doria e vários decretos publicados na sequência elevaram a cobrança do ICMS. Entre 2021 e 2023, as vendas dentro do Estado sujeitas a alíquotas de 7% serão majoradas para 9,4%, alta de 34,28%. Já as comercializações com taxas de 12% passarão para 13,3%, aumento de 10,83%. No agronegócio, muitas operações até então isentas serão tributadas em 4,14%. Também houve elevação da carga de ICMS nas operações de vendas interestaduais para insumos agropecuários, que já começaram no dia 1º. A cobrança sobre produtos, como hortifrutigranjeiros, começará no dia 15.

O presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, Marcos Mazeti, diz em vídeo na internet, que os deputados deram um “cheque em branco” para o governador. “Com a retirada de isenções e aumento de impostos, o impacto vai atingir diretamente o produtor rural que passará a ter um custo maior na produção agrícola, aumentando o preço dos alimentos para o consumidor final. Não merecemos essa taxação. Esse movimento é uma forma de repúdio ao governo pelo não reconhecimento do esforço dos produtores rurais para manter o abastecimento durante a pandemia”, afirmou.

O “tratoraço” vai acontecer em várias cidades da região a partir das 7 horas da manhã. Em Fernandópolis, o ato terá concentração na Praça da Aparecida a partir das 17 horas. Em grupos do WatsApp, produtores estão fazendo a convocação para o protesto.