Saúde

Fernandópolis ultrapassa a marca dos 1.000 casos de Covid-19



Fernandópolis ultrapassa a marca  dos 1.000 casos de Covid-19

O sistema de saúde regional chegou próximo do colapso esta semana. Nos principais hospitais da região, o índice de ocupação de leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva – chegou em 100%. Foi o caso da Santa Casa de Fernandópolis que durante a semana a taxa de ocupação oscilou entre 80% e 100%. Nesta sexta-feira, 23, o boletim divulgado apontava que estavam internados 16 pacientes, 6 na UTI e 10 na enfermaria.
O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Fernandópolis nesta sexta-feira à noite mostra que o número de casos positivos na cidade chegou a 1011, com a confirmação de 48 novos casos. O número que deixa a cidade em suspense é o de casos suspeitos que mantém-se em alta, diante da dificuldade do Instituto Adolfo Lutz realizar os exames, com o aumento de casos em toda a região. Fernandópolis aguarda resultados de 295 pacientes. 
Na semana, Fernandópolis voltou a registrar dois novos óbitos e chega a 17. Um dos casos inseridos no boletim é de uma idosa, 81 anos, que estava internada na cidade de Votuporanga e veio a óbito no último dia 12 de julho. Por seus familiares residirem na cidade de Votuporanga, o atestado de óbito registrou que a idosa pertencia àquele município, porém, após investigar o caso a Vigilância Epidemiológica constatou que a idosa residia em uma casa de repouso de Fernandópolis. 
Neste mês de julho, Fernandópolis já confirmou um total de 512 novos casos. Até 30 de junho, o total de pessoas contaminadas era de 499. O número de óbitos em julho chegou a 13. Até junho eram 4. 
Para o médico epidemiologista que coordena o Comitê de Contingenciamento da Covid-19 em Fernandópolis, julho é o mês com maior estresse no sistema de saúde e mostra que a cidade chegou no chamado platô, ou seja, o pico de contágio. Por enquanto não há sinais de desaceleração do contágio. “Não sabemos quanto tempo vamos permanecer no platô”, estimou o médico. 

REFORÇO

REFORÇO

O prefeito André Pessuto (DEM) determinou, por decreto, a contratação de quatro enfermeiros que vão reforçar a equipe que atende na Unidade da Covid-19 na Santa Casa de Fernandópolis. 
As contratações serão para jornada de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso (noturno ou diurno), no regime CLT, com vencimentos fixados no valor de R$ 3.516,14 e pelo tempo determinado de dois meses podendo ser prorrogada pelo período máximo de seis meses. 
Para a contratação, diz o decreto, será utilizada a ordem de classificação dos candidatos aprovados em regular processo de seletivo realizado pelo Cisarf - Consórcio Intermunicipal da Saúde da Região de Fernandópolis.