Saúde

Fernandópolis ultrapassa marca de 60 mil vacinados com pelo menos uma dose



Fernandópolis ultrapassa marca de 60 mil vacinados com pelo menos uma dose

Após recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo, o Governo do Estado, anunciou na  quinta-feira, 2,  a redução do intervalo da dose adicional da vacina de Covid-19 de 5 para 4 meses. A mudança aconteceu devido o atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.
A medida vale para quem tomou duas doses dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech e vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas que se vacinaram nos meses de julho e agosto.
De acordo com o secretário de saúde de Fernandópolis, Ivan Veronessi, a população que já completou os quatro meses pode tomar a dose de reforço nas Unidades Básicas de Saúde ou na Central de Saúde. 
Além do cenário epidemiológico ao redor do mundo, a medida levou em consideração que São Paulo é porta de entrada, via portos e aeroportos, de pessoas de todo o mundo e o Brasil ainda não tem a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de esquema vacinal completo para os viajantes.
As 1.482 pessoas que foram imunizadas com a dose única da vacina da Janssen, em Fernandópolis e completaram 61 dias, já podem procurar uma unidade de saúde para tomar a dose de reforço. Segundo o secretário de saúde, devido à demora para receber as doses do mesmo laboratório e seguindo as recomendações das autoridades em saúde, serão aplicados os imunizantes da Pfizer para esse grupo.
Nesta sexta-feira, Fernandópolis ultrapassou a marca de 60 mil fernandopolenses com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid. Os números do governo do Estado indicavam às 14 horas que 60.009 fernandopolenses tinham tomado a primeira dose. Com a segunda dose ou dose única, o número era de 57.797 pessoas. E 11.670 já tomaram a dose de reforço.