Cultura

Fernandópolis vai incluir “Presépio Vivo” no calendário turístico



Fernandópolis vai incluir “Presépio  Vivo” no calendário turístico

Fernandópolis já prepara detalhes de um projeto de lei para incluir o “Presépio Vivo” no calendário turístico da cidade. A iniciativa já está em andamento e um projeto de lei deve ser encaminhado à Câmara para oficializar a iniciativa.
Com esta medida, a Prefeitura de Fernandópolis, via Secretaria de Cultura vai assumir a organização do evento, realizado com grande sucesso em 2019, proposta lançada pela mãe do prefeito André Pessuto, Maria José Pessuto Candido, e realizada através de parceria que juntou Acif, Prefeitura e Igreja Santa Rita de Cássia. 
O secretário da Cultura, Cássio Araújo, que assumiu a pasta esse ano disse que o turismo religioso é um grande mote de atração para uma cidade. “O objetivo é tornar o evento fixo no calendário para que a cada ano o projeto avance para se tornar um grande polo de atração de turistas para a cidade por ocasião do Natal”, disse. 
Em 2019, a cidade experimentou o que pode representar o projeto do “Presépio Vivo”. O trabalho voluntário que reuniu cerca de 70 pessoas, entre artistas e figurantes, foi conduzido pelo professor de teatro Fábio Sanches, todos voluntários. Ao lado da Igreja Matriz foi montada uma réplica da cidade de Belém para reviver o nascimento de Jesus. Foram duas apresentações antes do Natal que ganharam repercussão nas redes sociais. Em 2020, o projeto não foi executado por conta da pandemia do coronavírus. 
“Este presépio é um projeto que nasceu do coração da minha mãe, Maria José, e foi ganhando colaboradores e voluntários. Cresceu tanto, porque a população entendeu que a proposta era a de mostrar o verdadeiro sentido do Natal”, comentou na época o prefeito André Pessuto, que agora trabalha para que evento incorpore o calendário turístico da cidade.