Geral

Fernandópolis vai reeditar Festival de Balonismo nas festividades de maio



Fernandópolis vai reeditar Festival de Balonismo nas festividades de maio

Após dois anos sem comemoração, Fernandópolis já começa a divulgar eventos que vão marcar as festividades dos 83 anos da cidade. Oficialmente, o prefeito André Pessuto já divulgou nas redes sociais a apresentação da Orquestra Facmol de Pereira Barreto. A segunda atração apareceu em publicação no Diário Oficial Eletrônico de quarta-feira, 13.

A Orquestra Facmol de Pereira Barreto também é uma das atrações confirmadas

A publicação é de homologação e adjudicação de contração da Confederação Brasileira de Balonismo para a realização do II Festival de Balonismo de Fernandópolis programado para os dias 27, 28 e 29 de maio. A contratação custará aos cofres públicos R$ 168 mil. 
O evento busca repetir o sucesso do I Festival realizado em 2018, quando dezenas de balões coloriram o céu de Fernandópolis entre os dias 20 e 22 de maio, com a vinda dos principais balonistas do Brasil. O Festival fez parte do campeonato, com provas e pontuação final dos competidores. O balonista Lupércio Lima foi o vencedor da etapa de Fernandópolis em 2018. O Estádio Claudio Rodante foi o local de concentração dos competidores.
O festival retorna como um dos maiores eventos aéreos da região, com uma programação de voos competitivos e panorâmicos. 
O objetivo das provas de campeonato de balonismo é atingir alvos previamente definidos, de acordo com as tarefas determinadas pela organização do campeonato, antes das provas há um encontro de pilotos e organizadores que se chama briefing, e nessa reunião são apresentadas as tarefas da prova do dia, pois em um mesmo voo podem acontecer várias tarefas.
Na primeira versão, a competição teve várias provas, como por exemplo, a caça à raposa.  Um balão chamado de raposa decola em voo livre e ganha uma vantagem de dez minutos, passado esse tempo o juiz autoriza a decolagem dos demais competidores, que devem segui-lo. O balão raposa faz o possível para dificultar a perseguição, o ganhador da prova é o balão perseguidor que pousar mais perto dele ou lançar sua marca mais próxima.
Na prova Fly In, os balões decolam de uma distância de três quilômetros fora da área do campeonato e buscam jogar suas marcas o mais próximo possível de um alvo delimitado, dentro do local determinado pelo juiz. A programação do segundo festival no final de maio deve ser divulgada mais adiante pela Confederação Brasileira de Balonismo.