Religião

Festa de São Sebastião vai destinar receita para nova pintura da Igreja Matriz



Festa de São Sebastião vai destinar receita para nova pintura da Igreja Matriz

Fernandópolis realiza neste domingo, 26, a 59º edição da Festa de São Sebastião. A tradição foi iniciada em 1965. Nesses 60 anos, ela só não foi realizada em 2022 por conta da pandemia de Covid-19.

A celebração pelo Padre Natalino Araújo começa com a Missa Sertaneja em Louvor ao Padroeiro às 8h30 na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, segue com a procissão de cavaleiros que sairá da Praça da Aparecida e termina no Recanto do Tamburi com a benção dos animais e distribuição do sal bento, e segue com o almoço no Centro Pastoral da Aparecida a partir das 11 horas, culminando com o leilão de gado e prendas no mesmo local.

A festa de São Sebastião é um dos três eventos organizados pela Paróquia Santa Rita de Cássia. Os outros dois são a festa da Padroeira Santa Rita em maio e a de Nossa Senhora Aparecida em Outubro.

De acordo com Adão Silvio, coordenador da Festa de São Sebastião, os eventos são importantes para levantar os recursos para manutenção da Paróquia ao longo do ano. Além disso, a Igreja tem entre os projetos previstos para este ano, investir na pintura externa e interna da Matriz de Santa Rita, incluindo a restauração da pintura das 12 estações da Paixão do Cristo. O objetivo é resgatar a pintura original da Igreja.

CAVALGADA

A procissão de cavaleiros deve atrair devotos de São Sebastião de toda a região, com a participação, inclusive, de comitivas. De acordo com o organizador Vanderlei de Paula, a procissão sai da Praça da Aparecida pela Rua Bahia e segue até a Avenida Paulo Pereira Bento (antiga Av. 27), sobe até a Avenida Libero de Almeida Silvares, passa pelo Quartel do 16º BPMI e vai até a Avenida Geraldo Roquete, dai até a Rua Minas Gerais, Afonso Cáfaro e terminando no Recanto do Tamburi.O percurso todo é de 6 quilômetros.

Segundo Vanderlei o trajeto tradicional da Avenida Expedicionários não havia público, porque a avenida é comercial e no domingo está praticamente tudo fechado. “A Rua Bahia é mais aconchegante, uma rua residencial, de famílias tradicionais”, explicou. Ao longo do trajeto serão montados 16 altares em louvor a São Sebastião. No final da procissão, no Recanto do Tamburi, haverá a benção dos animais e distribuição de lanche aos cavaleiros.

ALMOÇO E LEILÃO

A partir das 11 horas, inicia a segunda etapa dos festejos de São Sebastião com o almoço no Centro Pastoral da Aparecida, onde são esperadas cerca de 1,2 mil pessoas. Os convites para o almoço custam R$ 30 (adulto) e R$ 15 (crianças de 7 a 12 anos). Durante o almoço ocorrerá o leilão de prendas.

O leilão de gado e prendas está previsto para começar a partir das 14 horas e também ocorrerá no Centro Pastoral da Aparecida.