Saúde

Força-tarefa do Estado chega a Fernandópolis para ajudar no combate a dengue



Força-tarefa do Estado chega a Fernandópolis para ajudar no combate a dengue

A Secretaria de Estado da Saúde enviou para Fernandópolis uma equipe da força-tarefa para combater a dengue. Os trabalhos começaram nesta quarta-feira, 5, e seguem até sexta-feira, 7.

Nesta quinta-feira, 6, a força-tarefa atua nas cidades de Mendonça, Ubarana, Nova Canaã Paulista e Santana da Ponte Pensa. Na sexta-feira, 7, os agentes estarão em Aspásia, Orindiúva e Santa Salete.

Criada há duas semanas pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, a força-tarefa é composta por técnicos de saúde do governo estadual, especializados no combate a endemias. Eles vão até as cidades para oferecer treinamentos e aprimorar as estratégias de atendimento às pessoas contaminadas.

As equipes da força-tarefa atuarão ainda em Gastão Vidigal e Fernandópolis. A mobilização nos municípios acontece ao longo do dia e faz parte de uma série de ações estratégicas do governo de São Paulo em parceria com prefeitos e secretários municipais para o combate às arboviroses em todo o território paulista.

As ações técnicas nesses municípios contam com a participação de representantes da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), da Coordenadoria de Regiões de Saúde (CRS), dos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

O objetivo é avaliar as estratégias municipais para o combate ao mosquito e aprimorar o atendimento à população. A Secretaria de Saúde informa que monitora continuamente o cenário da dengue e outras arboviroses no estado, utilizando indicadores importantes para avaliar o comportamento da epidemia.

A região da DRS – Divisão Regional de Saúde XV – de Rio Preto registra 51,1 mil casos de dengue desde o início do ano. Fernandópolis já registrou 4,3 mil casos. O número de mortes na região chega a 51, das quais três em Fernandópolis que ainda aguarda resultado confirmatório de uma quarta vítima.