Geral

Força-tarefa impulsionou fiscalização do Crea-SP em Fernandópolis e região



Força-tarefa impulsionou fiscalização do Crea-SP em Fernandópolis e região

O Crea - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo - concentrou os esforços de fiscalização, no início de junho, na realização de forças-tarefas em 20 municípios, incluindo Fernandópolis. No período de 7 a 18 de junho foram 569 ações, que geraram 116 notificações e 18 autos de infração.

Entre as principais infrações constam empresas sem registro no Crea-SP e sem profissional habilitado para responder pelas atividades técnicas. Além disso, os agentes fiscais também apuraram denúncias recebidas pelos canais oficiais.

As forças-tarefas foram realizadas em Auriflama, Campinas, Capivari, Fernandópolis, Indaiatuba, Jaguariúna, Jales, Marinópolis, Meridiano, Ouroeste, Palmeira D’Oeste, Paulínia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Fé do Sul, Santana de Parnaíba, Três Fronteiras, Urania, Valinhos e Vinhedo.

O presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, destaca os esforços empreendidos para superar as metas de fiscalização. "A nossa expectativa é alcançar 200 mil ações de fiscalização em 2021. Somente no primeiro trimestre deste ano, chegamos à marca de quase 55 mil operações."

Para chegar à meta estipulada em 2021, Vinicius Marchese observa que o Conselho utiliza a tecnologia para auxiliar na fase de pesquisa e apuração por parte dos agentes fiscais. "O Crea-SP vive uma transformação digital, o que inclui os trabalhos de fiscalização, que passam a ser otimizados com apoio dos recursos tecnológicos."

A superintendente de Fiscalização, Eng. Maria Edith dos Santos, avalia que as forças-tarefas são responsáveis pelo salto no número de fiscalizações do Crea-SP que, de 2015 a 2019, aumentaram 500%. "Com os esforços concentrados e direcionados das equipes constatamos um crescimento no ritmo das ações de fiscalização do Conselho", complementa.

O Crea-SP é responsável por fiscalizar o exercício profissional, verificando se há responsável técnico habilitado para o desempenho das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências. Assim, garante que todas as funções sejam desenvolvidas com segurança, ao contar com profissional registrado no Conselho.