Geral

Frigorífico põe 600 funcionários de aviso prévio; acordo pode salvar empregos



Frigorífico põe 600 funcionários de aviso prévio; acordo pode salvar empregos
Grupo IFC, de Itupeva, assumirá o Mozaquatro em sistema de arrendamento se Justiça Federal homologar acordo

Administradores do Frigorífico Mozaquatro, de Fernandópolis, reuniram cerca de 600 funcionários na tarde de quarta-feira para comunicar que estão de aviso prévio e que poderá haver troca dos mantenedores, o que irá regularizar a situação de cada um.

A empresa decidiu arrendar o negócio, pois o proprietário, Alfeu Mozaquatro, uma das pessoas detidas na “Operação Grandes Lagos”, realizada em outubro do ano passado pela Polícia Federal, ainda responde a processos e tem encontrado dificuldades mercadológicas no país e no exterior.

Em meio às mudanças, os funcionários assinaram um aviso prévio provisório para 20 dias. A IFC, que também está administrando o frigorífico de Jales, tinha a intenção de continuar com os serviços normalmente, porém, uma exigência da União Européia - novo destino dos produtos fernandopolenses - obrigou a paralisação.

“Serão trocados os pisos do abatedouro e os azulejos, que atualmente são azuis e há uma imposição dos compradores europeus pra que sejam brancos”, disse o funcionário responsável pelos abates, José Carlos Muniz Santana, que confessou ter ficado apreensivo com a revogação do contrato, mas depois se disse aliviado com a decisão dos novos empresários.

O acerto com os trabalhadores será feito em cinco ou seis parcelas mensais. Caso a reforma demore mais do que 20 dias, os encargos financeiros trabalhistas serão pagos corretamente, foi o que negociou o mediador do grupo IFC.