Economia

Frota da cidade consumiu 65 milhões de litros de combustíveis no ano passado



Frota da cidade consumiu 65 milhões de litros de combustíveis no ano passado

Fernandópolis tem, segundo dados do Denatran, uma frota com mais de 62 mil veículos, dos quais, cerca de 49 mil, são automóveis e motos. Os outros 12 mil veículos são formados por caminhões, ônibus, tratores, reboques, caminhonetes, entre outros.
Para movimentar essa frota, Fernandópolis consumiu 65 milhões de litros de combustíveis em 2020, entre etanol, gasolina, diesel e querosene de aviação. Por mês, o consumo representa 5,4 milhões, ou 180 mil litros por dia. Os dados sobre consumo de combustíveis também estão no Anuário de Energéticos por Municípios.
A maior frota de veículos, cerca de 54 mil, é movida por etanol ou gasolina. São 28,8 mil veículos que rodam apenas com gasolina e 4,2 mil apenas com etanol. Os carros flex (etanol/gasolina) são 20,9 mil. Os movidos a diesel totalizam 4,5 mil veículos. Muito desse consumo se leva em conta a frota flutuante na cidade, principalmente o transporte de cargas no consumo de diesel.
Fernandópolis tem ainda poucos veículos elétricos. São 9 veículos que funcionam também com gasolina ou etanol. São 11 veículos movidos a gás natural veicular, associado à gasolina.
Entre os principais combustíveis, em 2020, os fernandopolenses consumiram 28,2 milhões de litros de etanol (42% do total de consumo); 26,9 litros de diesel (40% do consumo, 10,5 milhões de gasolina (14%) e 122,4 mil litros de querosene de aviação (0,1%). A população ainda "queimou" 5,9 milhões de quilos de gás (GLP) equivalente a 459,2 mil botijões de 13 quilos. A região ainda não é provida com gás canalizado, nem dispõe de pontos de abastecimento para o GNV – Gás Natural Veicular.
A pandemia derrubou o consumo de gasolina e etanol. No ano passado, a queima de gasolina foi 10% menor do que a registrada em 2019. Em relação ao etanol e diesel o consumo se manteve estável em relação ao período pré-pandemia.