Meio Ambiente

Fumaça misteriosa acompanhada de mau cheiro no frigorífico desperta curiosidade e revolta



Fumaça misteriosa acompanhada de mau cheiro no frigorífico desperta curiosidade e revolta

Um leitor do CIDADÃO, enviou a foto do registro de uma nuvem de fumaça na região do frigorífico de Fernandópolis que, segundo ele, pode ser vista todos os dias ao amanhecer, e questionou o que poderia ser aquela fumaça misteriosa.
Ao publicar a foto em suas redes sociais, o leitor recebeu comentários de pessoas destacando, além da fumaça, o mau cheiro. “Cheiro insuportável”, “Me acordou as 5:30 da manhã. Cheiro e barulho insuportável”, “Nossa !!! O cheiro está sufocante !!!”, diziam os comentários.
Entramos em contato com o Secretário de Comunicação da prefeitura, Paulinho Boaventura que, a princípio disse que não havia registros de ocorrência na ouvidoria sobre o assunto e que a denúncia seria enviada para a Secretaria do Meio Ambiente averiguar. 
Após a investigação, o secretário informou que uma equipe constatou que no local (frigorífico) realizam uma queima de madeira “autorizada”, ou seja, é legal, para as caldeiras. “Acontece que essa prática ocorre há décadas e dependendo a situação climática do dia, a fumaça fica mais visível ou o cheiro mais perceptível”, destacou Boaventura.
Diante do fato, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que será elaborado um laudo oficial, orientando a empresa a se adaptar e melhorar as condições ambientais com relação a esse tipo de serviço. “Uma das sugestões é para que instalem filtros de contenção nas chaminés”, revela o secretário.