Esporte

Garota de 11 anos disputará Mundial de Karatê na Argentina



Garota de 11 anos disputará Mundial de Karatê na Argentina
Com apenas 11 anos, a atleta Denise das Neves Souza coleciona 39 medalhas e vários títulos de karatê. Ela treina desde os sete anos e está entre as favoritas para o título mundial em sua categoria, que acontece no próximo mês de junho em Buenos Aires, Argentina.
A menina de olhar penetrante e concentrado descobriu sua vocação quando resolveu assistir a uma aula do sensei Adauto Guarnieri na escola Koei Arakaki, no projeto Escola da Família. Depois de algumas aulas, o professor, que enxerga de longe um grande atleta, convidou Denise para treinar na Dojokan - Associação de Karatê em Fernandópolis, com sede na Diretoria de Esportes, antigo clube da CESP.
De lá prá cá, os títulos e medalhas só foram comprovando a experiência do sensei. Denise despontou e mudou sua rotina para se aprimorar no esporte. Hoje é a única da escola que tem patrocinador oficial. A empresa de aparelhos esportivos Physicus banca todas as despesas da atleta nos campeonatos, além de fornecer uniformes e aparelhos para os treinos.
Títulos
Denise obteve em sua curta e promissora carreira nada menos que 39 medalhas e os títulos oficiais de Bicampeã Paulista no Kumitê (luta com adversário) e Campeã Paulista no Katá (simulação de luta para os jurados), Bicampeã Brasileira no Kumitê e Campeã Brasileira no Katá. Esses títulos, disputados pela Federação Brasileira de Karatê, garantiram a vaga de Denise para o Mundial, que acontece no meio do ano na Argentina.
Viagens
Sempre que pode - e o patrocinador deixa, Denise “carrega” alguém de sua família nas viagens para lhe fazer companhia - afinal, ela é faixa roxa no karatê, mas não deixa de ser uma menina de apenas 11 anos.
Quando os campeonatos são no estado de São Paulo, os pais Genair e Olívio fazem questão de acompanhar a filha. Eles são seus maiores incentivadores (é comum ver o pai ou a mãe assistindo aos treinos na Associação). Na competição que aconteceu em Brasília, Denise levou a irmã Daíse a tiracolo, mas quando disputou o campeonato em Santa Catarina teve que ir sozinha: “Como a viagem é longa ficava muito caro, então precisei ir sozinha. Mas é bom porque vou aprendendo a viver”, disse a karateca.
Agora a história se repete e Denise vai sem a companhia da família para a Argentina. Ansiosa e contando os dias para a viagem, ela sabe que em Buenos Aires terá apenas o apoio dos colegas da Federação, o que para ela já é o suficiente.
Confiança
Denise admite que com o sensei, ela aprendeu muito mais que golpes. O caráter e a força de vontade do professor são sua maior inspiração. Para o campeonato mundial ela está muito confiante e sabe que efetivamente tem grandes chances de trazer o título para o Brasil: “Vou com a certeza de fazer o meu melhor, sei que posso trazer os títulos para casa. Para realizar os nossos sonhos precisamos fazer a nossa parte. A minha estou fazendo, me alimento bem, treino todos os dias da semana e agora vou passar a treinar dobrado”.
Denise não vai sozinha representar Fernandópolis pela Federação. A atleta Luiza Rodrigues Fonseca, que também acumula medalhas e títulos importantes, está na disputa pelos títulos das duas categorias: kumitê e Katá.