Tecnologia

Golpes de phishing faz 208 vítimas por minuto no Brasil



Golpes de phishing faz 208 vítimas por minuto no Brasil

Um levantamento do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, apontou que os golpes de Pishing - quando um usuário é direcionado para páginas falsas a partir do uso de links maliciosos - fizeram 208 vítimas por minuto em junho deste ano, totalizando 9 milhões de pessoas atingidas no período.

O levantamento mostra também que a temática mais explorada por cibercriminosos nos ataques de phishing foram as “promoções”: 915 mil acessos e compartilhamentos a links maliciosos no WhatsApp e redes sociais utilizaram este tema no Brasil.

“Esse assunto (promoções) geralmente atrai muito a atenção das vítimas. Para que os golpes ganhem ainda mais proporção, os golpistas costumam atrelar o suposto recebimento de um brinde ao compartilhamento dos links maliciosos, pois desta forma fazem com que as vítimas “trabalhem para eles” como um vetor de disseminação do golpe”, afirmou Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Clonagem do WhatsApp mantém o crescimento

Ainda de acordo com o levantamento do dfndr lab, o golpe de clonagem de WhatsApp, que ocorre quando a vítima tem seu WhatsApp invadido, e utilizado por terceiros de maneira indevida, registrou novo aumento: dessa vez, a prática desse tipo de ataque saltou de 407 mil vítimas em maio para 420 mil vítimas em junho, um acréscimo de pouco mais de 3%. São Paulo continua sendo o estado mais afetado, com 69,6 mil vítimas ou 16,6% do total.

Fake news sempre em destaque

O relatório do dfndr lab detectou ainda 17,4 mil casos de fake news só em junho. E, em época de pandemia, o tema mais utilizado não podia ser outro: saúde. “No contexto em que tem sido usada, a fake news ganha uma proporção ainda mais grave. além de expor a segurança online das vítimas ainda põem em risco a integridade física das que acreditam e compartilham", alerta Simoni. Por isso, é preciso sempre reforçar a importância de checar todas as informações antes de compartilhar para não se colocar e colocar a outros em perigo”, completa o especialista.

Como se proteger

 

  • De olho no crescimento dos números envolvendo golpes digitais, os especialistas do dfndr lab listam alguns cuidados a serem tomados não cair, principalmente, em golpes de phishing, clonagem de WhatsApp e fake news:

  • Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizem proteção contra ameaças digitais. Existem ferramentas que enviam alertas de segurança para seus usuários sempre que sofrem uma tentativa de clonagem de WhatsApp, recebem um link malicioso ou uma fake news. A própria dfndr lab desenvolve uma delas;

  • Ative a autenticação em dois fatores, disponível no próprio WhatsApp, para aumentar a segurança da conta e evitar clonagens.

  • Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Sempre verifique as informações compartilhadas e desconfie de promoções, notícias sensacionalistas e descontos. Descobriu que uma notícia compartilhada é fake news? Avise aos seus amicgos, familiares e conhecidos.

  • Na dúvida, é possível verificar se um link é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosos.