Saúde

Governador anuncia hoje plano de flexibilização para o comércio



Governador anuncia hoje plano de flexibilização para o comércio
Governador João Dória

O governador João Doria (PSDB) deve anunciar hoje, o relaxamento da quarentena iniciada em 24 de março. A tendência é que as novas regras deixem de fora a maior parte dos moradores do estado de São Paulo. A lista será conhecida às 12h30. O novo período de quarentena vale a partir de segunda-feira, 11. 

A região noroeste tem hoje 71 cidades sem registro de casos de coronavírus. Outras 50 já registram casos e apenas 8 têm registros de mortes.

Fernandópolis completou nesta quinta-feira, sete dias sem registro de novo caso de coronavírus. A Santa Casa que tem uma unidade exclusiva para atendimento de casos da Covid-19 apresentava nesta quinta-feira três internações de casos suspeitos, um deles na UTI.

De acordo com o Plano São Paulo, como é chamado o conjunto das regras de flexibilização da quarentena, será preciso cumprir uma série de requisitos para estar na chamada "área verde", na qual será autorizada a reabertura de alguns setores da economia.

Números do governo apontam que 38 novas cidades registram casos de infecção pelo coronavírus a cada três dias. No total, 371 dos 645 municípios de São Paulo já possuem registros de circulação do vírus. Com o isolamento social em queda, a tendência estatística é de crescimento.

A aceleração dos casos coincide com a queda nos índices de isolamento social nos municípios. O SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) indica que, nos últimos 15 dias, a taxa de isolamento caiu no interior paulista, passando de 52% para 47% em média.

Nesta semana, o Estado ultrapassou a marca de 3 mil mortes e o governador decretou luto oficial pelo tempo que durar a pandemia.

MEDIDAS

Entre as medidas de retomada das atividades a serem anunciadas pelo governo estão a reabertura de salas de cinema com limitação de assentos a partir da técnica “tabuleiro de xadrez” (alternando poltrona ocupada com poltrona vazia), sistema de escaneamento de ingressos para evitar o contato com funcionários e venda de bebidas e alimentos somente em pacotes fechados.

Nos salões de beleza, as reaberturas serão com quadro reduzido de funcionários e uso obrigatório de mecanismo de limpar sapatos com hipoclorito de sódio antes de entrar no estabelecimento. Nas academias de ginástica, será restringida a entrada de um cliente para cada 4m².

As regras tiveram como inspiração práticas estabelecidas em países como Estados Unidos, Alemanha e Dinamarca. O plano de retomada está sendo gerido pela equipe econômica de Dória e liderada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.