Saúde

Governador prorroga fase de transição e antecipa calendário de vacina contra Covid



Governador prorroga fase de transição e antecipa calendário de vacina contra Covid

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje, 9,  a antecipação em 15 dias do calendário de vacinação contra a covid-19 para pessoas maiores de 18 anos. Segundo novo o cronograma da gestão paulista, todos os adultos começarão a ser imunizados no estado até 18 de outubro. De acordo com o novo calendário, a vacinação de adultos da população em geral — sem comorbidades e que já não estavam nos grupos prioritários da campanha — terá continuidade com o início da imunização de pessoas entre 55 anos e 59 anos na próxima quarta-feira, 16.

O último grupo na ordem por faixa etária a ser vacinado, entre 18 e 24 anos, começará a imunização em 28 de setembro, finalizando a aplicação da primeira dose em 18 de outubro.

Veja as datas para cada faixa etária:

55 a 59 anos, de 16 de junho a 8 de julho

54 anos, de 9 a 19 de julho

50 a 53 anos, de 20 de julho a 3 de agosto

45 a 49 anos, de 4 a 18 de agosto

40 a 44 anos, de 19 a 28 de agosto

35 a 39 anos, de 29 de agosto a 7 de setembro

30 a 34 anos, de 8 a 17 de setembro

25 a 29 anos, de 18 a 27 de setembro

18 a 24 anos, de 28 de setembro a 18 de outubro

Além da antecipação da vacinação para a população em geral, Doria também anunciou o início da imunização de mais dois grupos prioritários. Em entrevista coletiva realizada hoje no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador disse que o estado começa a vacinar nesta quinta-feira as grávidas e puérperas sem comorbidades.

Gestantes e mulheres que tiveram filhos há até 45 dias, acima de 18 anos, começam a imunização no mesmo dia em que o estado abre a vacinação para pessoas com deficiência permanente, entre 18 e 59 anos, mas que não recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O Governador João Doria anunciou também nesta quarta-feira a antecipação para 11 de junho a vacinação de 363 mil profissionais da Educação Básica de 18 a 44 anos. Com adiantamento da imunização, antes agendada para o final de julho, 843 mil servidores da educação de todo Estado estarão vacinados contra a Covid-19.. Hoje, começaram a ser imunizados esse grupo de trabalhadores na faixa etária com 45 e 46 anos.

O governador anunciou ainda a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado até o dia 30 de junho. As regras atuais permanecem as mesmas: funcionamento das atividades econômicas até as 21 horas e permissão de 40% de ocupação nos estabelecimentos.

"Devido ao aumento dos índices da pandemia, sobretudo em algumas áreas localizadas aqui do estado de São Paulo, o Centro de Contingência decidiu prorrogar por mais duas semanas a atual fase de transição. É uma medida de cautela e de proteção de vidas, e temos a certeza de que estamos evoluindo de forma segura nas próximas semanas", afirmou Doria.

Estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados continua limitada em 40%.