Saúde

Governo confirma circulação da variante de Manaus na região e inclui Fernandópolis



Governo confirma circulação da variante de Manaus na região e inclui Fernandópolis

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou casos de variantes da Covid-19 em dez cidades do noroeste do Estado de São Paulo. Todos os casos são da variante P.1 do coronavírus, descoberta em Manaus. Um outro estudo do Instituto Adolfo Lutz, apontou que a região de noroeste tem o maior predomínio da variante de Manaus do coronavírus no Estado de São Paulo.

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que ao menos dez cidades da região já confirmaram pacientes infectados com a variante de Manaus: Barretos (4), Bebedouro (2), Fernandópolis (1), General Salgado (1), Icém (1), Ilha Solteira (3), Ipiguá (1), Paulo de Faria (2), Pereira Barreto (2) e Rio Preto (1).

A doutora em virologia e professora da Faceres, Carolina Pacca, explica que o surgimento das variantes acontece pela alta transmissibilidade do coronavírus. "Em regra, quanto menos o vírus encontrar com as pessoas, menos variantes vão ocorrer. Toda vez que o vírus vai encontrando com as pessoas, ele vai sofrendo mutações". Em todo o Estado de São Paulo, já foram confirmados oficialmente 356 confirmações da variante P.1, em mais de 110 cidades do Estado. "A detecção de novas variantes não deve ser confundida com diagnóstico, nem pode ser considerada de forma isolada. Trata-se de um instrumento de vigilância que contribui para o monitoramento da pandemia de Covid-19, não sendo necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados uma vez confirmada a circulação local da variante", diz nota do governo estadual. (Com informações do Diário da Região)