Economia

Governo de São Paulo e prefeituras debatem retomada gradual da economia



Governo de São Paulo e prefeituras debatem retomada gradual da economia

Por meio de videoconferência, o Governador João Doria apresentou para prefeitos de 31 cidades os principais aspectos da flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado. A reunião virtual foi realizada nesta terça-feira, 28, para ampliar o diálogo com os municípios e dar mais transparência aos parâmetros do Plano São Paulo, que prevê entre outras medidas, a possibilidade de reabertura de comércios e serviços não essenciais a partir do dia 11 de maio. Durante a teleconferência, Doria agradeceu aos prefeitos que também estão buscando alternativas para conter o avanço do coronavírus no Estado.

“Em São Paulo, não tomamos decisões de ordem política ou personalista. Tomamos decisões sempre amparadas na ciência e na Medicina e é por isso que conseguimos o achatamento da curva. Estamos conseguindo salvar vidas aqui em São Paulo com a ajuda de vocês [prefeitos] e faço um agradecimento pelo apoio, consciência e atitude de todos nas suas cidades e regiões”, disse Doria na abertura da teleconferência.

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, participou de teleconferência para debater a regionalização de ações de combate a Covid-19 realizada nesta terça-feira, 28. Ele informou por meio de sua assessoria que uma das suas principais reivindicações é a possibilidade dos municípios deliberarem medidas de flexibilização do funcionamento de setores da economia, especialmente, do comércio e da área de serviços. O governo do Estado planeja dividir as regiões e classificá-las em faixas de acordo com o risco de contaminação do coronavírus. O anúncio oficial dos critérios será anunciado no dia oito de maio.

Novas reuniões por meio de teleconferência serão realizadas no decorrer da semana. Nesta quarta-feira, 29, o Governador João Doria promove mais uma reunião de apresentação do Plano São Paulo com prefeitos da Região Metropolitana da capital. Já na quinta-feira, 30, participam os prefeitos de cidades com menos de 200 mil habitantes.