Política

Governo de SP deve anunciar nesta sexta se Fernandópolis avança para a fase amarela



Governo de SP deve anunciar nesta sexta se Fernandópolis avança para a fase amarela
Foto: Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress

A Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo confirmou para o início da tarde desta sexta-feira, a 12ª atualização do Plano São Paulo que trata das etapas de flexibilização e reabertura gradual do comércio por região. O anúncio deve ser feito durante coletiva de imprensa que será realizada a partir de 12h45, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

A migração depende diretamente do índice da taxa de ocupação dos leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva – da região de São José do Rio Preto.  O índice divulgado pela DRS – Delegacia Regional de Saúde - a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 76,8% e de 57,1% na enfermaria. Esse índice é superior ao exigido pelo Plano São Paulo para migração de fase que deve ser igual ou inferior a 75% dos leitos de UTI disponíveis na região.

Apesar de não atender esse requisito, a expectativa de migrar para a fase amarela nesta sexta-feira é grande, sobretudo, pelos comerciantes de São José do Rio Preto. Vale destacar que apenas a migração depende apenas de 1,8% a mais nos leitos de UTI na regional, o que equivale a cerca de oito novos leitos ou desocupações destes dentre os que já estão ativos e contabilizados.