Geral

Governo de SP deve começar testes da vacina contra a Covid-19 no próximo dia 20



Governo de SP deve começar testes da vacina contra a Covid-19 no próximo dia 20

dos Bandeirantes. De acordo com o governador João Doria, os testes da vacina CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, vão começar no dia 20 de julho. Os voluntários, obrigatoriamente profissionais da saúde, podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira, 13.

"É um passo importante na vida do país e na vida e saúde de milhões de brasileiros. Torcemos também para que a vacina de Oxford produza resultado e possa ser produzida para termos duas vacinas em condição de imunização de milhões de brasileiros", disse o governador João Doria.

Estão aptos a se inscreverem os profissionais de saúde que trabalham no atendimento a pacientes com covid-19. Para isso, eles precisam preencher alguns critérios.

Não ter infecção prévia por Sars-CoV-2; Não participar de outros estudos;

Não estar grávida ou planejar engravidar nos primeiros três meses de estudo;

Não ter doenças instáveis, que afetem a resposta imune ou que precisem de medicações que alterem a resposta imune;

Não ter outras alterações que impeçam o cumprimento dos procedimentos de estudo (alterações mentais, distúrbios de coagulação, etc).

Até sexta-feira desta semana, o Instituto Butantan vai divulgar o material de recrutamento e um aplicativo de smartphone capaz de identificar se o profissional de saúde está dentro dos critérios estabelecidos. A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - autorizou na última sexta-feira, 3, a realização de testes da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Sinovac.

A vacina está na terceira fase de testes e é a segunda a receber autorização para testes no Brasil. Em junho, a Anvisa liberou a realização de ensaios clínicos de uma vacina produzida na Universidade de Oxford, na Inglaterra.