Saúde

Governo de SP diminui intervalo da dose de reforço contra Covid-19 de 5 para 4 meses



Governo de SP diminui intervalo da dose de reforço contra Covid-19 de 5 para 4 meses

Após recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo, o Governo do Estado, anunciou na tarde de hoje a redução do intervalo da dose adicional da vacina de Covid-19 de 5 para 4 meses. A mudança aconteceu devido o atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.

A medida vale para quem tomou duas doses dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech e vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas que se vacinaram nos meses de julho e agosto.

De acordo com o secretário de saúde de Fernandópolis, Ivan Veronessi, a população que já completou os quatro meses pode tomar a dose de reforço nas Unidades Básicas de Saúde ou na Central de Saúde.

Além do cenário epidemiológico ao redor do mundo, a medida levou em consideração que São Paulo é porta de entrada, via portos e aeroportos, de pessoas de todo o mundo e o Brasil ainda não tem a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de esquema vacinal completo para os viajantes.

DOSE DE REFORÇO DA JANSEN

As 1.482 pessoas que foram imunizadas com a dose única da vacina da Jansen, em Fernandópolis e completaram 61 dias, já podem procurar uma unidade de saúde para tomar a dose de reforço. Segundo o secretário de saúde, devido à demora para receber as doses do mesmo laboratório e seguindo as recomendações das autoridades em saúde, serão aplicados os imunizantes da Pfizer para esse grupo.