Saúde

Governo de SP prevê colapso na Saúde em três semanas



Governo de SP prevê colapso na Saúde em três semanas

Para suprir a grande demanda, abriu edital para a contratação de 1.500 leitos de UTI da rede privada para casos de coronavírus. Cada leito custará, por dia, R$ 1.600. A previsão é de 270 mil diárias. A Convocação emergencial foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 20. O Edital também prevê contratação de 3 mil leitos clínicos. Ao todo, estado deve gastar R$ 594 milhões.

Na publicação, o governo prevê colapso do sistema de saúde público em três semanas, considerando o avanço da doença no estado. Na terça-feira, 19, São Paulo registrou número recorde de mortes em um dia. Segundo balanço mais recente, divulgado no início da tarde desta quarta, o número de óbitos por Covid-19 chega a 5.363 no estado. No total, já são 69.859 casos confirmados da doença, sendo 3.664 novos registros nas últimas 24 horas.

"Considerando estudos realizados pelo Centro de Contingência da Covid-19, que apontam para um crescimento linear da taxa de ocupação desses leitos, sendo que, mantido o crescimento atual de ocupação, e não obstante a adoção, quando possíveis, de alternativas, como a redução do tempo de permanência dos pacientes, além da relocação de pacientes, certamente ocorrerá, em três semanas, o colapso no sistema de saúde, pois os leitos de UTI disponíveis ainda não são suficientes para enfrentar a crescente ameaça de grave e irrecuperável lesão à saúde pública do Estado", diz o texto publicado no Diário Oficial.