Economia

Governo de SP recua no ICMS de bares e restaurantes



Governo de SP recua no ICMS de bares e restaurantes

O governo de São Paulo anunciou a redução do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços -  para bares e restaurantes no estado para 3,2%. O imposto, aumentado em janeiro de 2021 para 3,69%, volta a ser do mesmo valor do ano passado. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo João Doria (PSDB) em coletiva nesta tarde. A redução é de 13%.

O preço estabelecido em janeiro seria válido por 24 meses, mas o governador afirmou que abaixará o imposto para auxiliar a retomada do setor de bares e restaurantes, que foi "fortemente afetado pela pandemia" da covid-19. Segundo Doria, a medida vai beneficiar cerca de 250 mil empresas, "com economia de 15% em seu custo”.

Na coletiva, o secretário da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou que a medida faz parte de uma série que visa "dar apoio e incentivo para aqueles setores que mais sofreram com a pandemia”.

Não é importante que se cresça só as grandes empresas e a indústria, temos que ter o setor de serviços crescendo, retomando e, com isso, cada vez mais, São Paulo mantém sua posição de liderar a retomada econômica do país", disse o secretário.