Economia

Governo de SP sugere abertura do comércio por 6 horas em 4 dias úteis na fase laranja



Governo de SP sugere abertura do comércio por 6 horas em 4 dias úteis na fase laranja

O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 2, uma atualização no plano de reabertura gradual da economia. Por meio de um decreto que deve ser publicado na próxima semana, os comércios autorizados nas regiões que estiverem na fase laranja terão a opção de abrir em quatro dias úteis, com seis horas contínuas de funcionamento.

Atualmente, a fase laranja permite que shoppings, concessionárias, comércio de rua e escritórios funcionem por quatro horas diárias todos os dias e com capacidade de lotação limitada a 20%. A medida é uma forma de melhorar a gestão destes negócios.

"Para que viabilize um maior planejamento do comércio e garantindo a segurança pelo aspecto de saúde. Esse foi o ponto autorizado, que será incluído e será objeto do decreto nos próximos dias para funcionamento na fase laranja", disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, durante entrevista coletiva concedida hoje no Palácio dos Bandeirantes.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a atualização do Plano São Paulo ocorreu depois de uma sugestão feita pelo prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo. O município de Fernandópolis faz parte da região de São José do Rio Preto dentro do mapa geográfico do Plano São Paulo que atualmente está classificada na fase laranja.

Quanto ao pedido, Edinho Araújo encaminhou ao comitê de saúde para avaliação do risco epidemiológico. Terminada a análise, as autoridades em saúde entenderam que a abertura nestes períodos não representa aumento na possibilidade de contágio, desde que respeitados os protocolos. A regulamentação será feita por um decreto a ser publicado pelo governador João Doria e a medida deverá entrar em funcionamento na próxima semana.

Outra atualização do programa de reabertura será a publicação pelo Estado e trata do protocolo de funcionamento de salões de beleza, academias, teatros, cinemas e salas de espetáculos. A informação foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi nesta quarta.  A liberação dos setores, no entanto, não tem data confirmada e depende do avanço das regiões do estado no Plano São Paulo. Academias estão na fase 4 do programa de reabertura, enquanto teatros, cinemas e parques públicos na fase 5. Estes protocolos estaduais contêm as regras sanitárias mínimas e o funcionamento só ocorre depois da assinatura de um acordo entre entidades que representam os setores e cada prefeitura.