Saúde

Governo do Estado anuncia mais 30 leitos de UTI para região



Governo do Estado anuncia mais 30 leitos de UTI para região
Governo anuncia ampliação de leitos de UTI na região

A região, que tem semana considerada decisiva para definir a ampliação das atividades comerciais na pandemia, vê a taxa de ocupação dos leitos de UTI com pacientes infectados com Covid-19 aumentar e colocar em risco o avanço para fase amarela, a de maior flexibilização de setores previstos no Plano São Paulo.

O governo estadual irá atualizar situação das regiões nesta sexta-feira, 4. A região noroeste está na fase laranja desde o anuncio do Plano em 1º de junho e já há uma crescente pressão para liberar setores que ainda estão fechados como bares, restaurantes e academias.  

Nesta segunda-feira, o percentual de ocupação de leitos chegou a 77,8%, ou seja, mais próxima de regredir para a fase vermelha. A atualização dos dados foi feita na tarde desta segunda pelo governo estadual. O levantamento leva em consideração a situação de 102 cidades da região de Rio Preto sob coordenação da DRS-15.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou nesta segunda-feira, 31, que serão criados 30 leitos para atender a região de Rio Preto com o objetivo de forçar a queda na taxa de ocupação de UTIs destinados a pacientes com a Covid-19. Ele disse ainda que as novas unidades seriam criadas na região para garantir uma margem de segurança que pudesse levar o avanço da fase 2 (laranja) para a fase 3 (amarela) no Plano São Paulo.

O Hospital de Base (HB) e Santa Casa de Rio Preto não teriam mais espaço para criar mais leitos. Vinholi disse que se reuniu virtualmente com prefeitos da região e fez "tratativas individualizadas" para debater o assunto. Ele comentou que a ocupação de leitos de UTI "demonstra uma alta nos últimos dias" na região. "A implementação de novos leitos é fundamental para a redução dessas taxas", afirmou o secretário estadual.

Desde a semana passada, a UTI da Santa Casa de Fernandópolis, por exemplo, mantinha-se em 100%.