Saúde

Governo mantém Fernandópolis e região na fase laranja



Governo mantém Fernandópolis e região na fase laranja

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 3, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, a nova classificação das regiões no Plano São Paulo. Fernandópolis e região permanecem na fase 2 (laranja) da quarentena pelo menos até o dia 14 de julho. O plano é composto por cinco fases, sendo que a 1 (vermelha) é a mais restritiva às atividades econômicas e a 5 (azul) libera todos os setores, sem restrições.

A fase laranja, em que Fernandópolis e região se encontram, permite o funcionamento de algumas atividades, com restrições, e mantém fechados salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes que só poderão reabrir para atendimento ao público quando a cidade atingir a fase amarela.

A partir desta sexta-feira, 3, de acordo com o governo do Estado de São Paulo as academias também poderão reabrir na cidade que tiver na fase laranja do Plano São Paulo. Antes, elas poderiam reabrir apenas na fase 4 (verde).  

Indicadores de cada Departamento Regional de Saúde (DRS) determinam cinco possíveis fases de reabertura de atividades econômicas não essenciais. Os critérios são: média da taxa de ocupação de leitos de tratamento intensivo para COVID-19; número de leitos UTI Covid-19 por 100 mil habitantes; e taxas de acréscimo ou decréscimo de casos confirmados, internações e mortes pela doença na comparação com a semana anterior.

O prefeito André Pessuto confirmou, via Secretaria de Comunicação, que não será alterado o funcionamento do comércio em Fernandópolis.