Saúde

Governo vai analisar plano de flexibilização proposto pela região



Governo vai analisar plano de flexibilização proposto pela região
Plano Regional apresentado pela região ao Estado prevê cinco níveis: região está no nível 3

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB) apresentou nesta sexta-feira, 22, o plano regional de flexibilização do comércio a integrantes do governo do Estado. O documento será analisado pelo Comitê de combate ao coronavírus e, na terça-feira, 26, os prefeitos das 16 regiões administrativas se reúnem com o governador João Doria (PSDB), que não participou do encontro desta sexta, conforme estava previsto.

Entre as medidas previstas pelo documento está a reabertura de shoppings e galerias para o atendimento ao público com utilização de 30% da capacidade de pessoas. Até o dia 31 de maio, porém, nada muda por conta da quarentena estabelecida pelo governador João Doria (PSDB).

De acordo com o documento, as lojas de variedades, lojas de departamentos e magazines também poderão reabrir a partir do dia 1º de junho se o plano for aceito pelo Estado, mas esse tipo de comércio deverá reduzir o atendimento ao público a 10% de sua capacidade. A proposta prevê ainda que restaurantes e similares atendam ao público no local com 30% da capacidade para manter as medidas de distanciamento social.

Com relação aos salões de cabeleireiros, manicure, pedicure, barbeiros, academias e outras atividades físicas, o plano propõe o atendimento individual e agendado. O mesmo vale para o comércio de veículos automotores, com a recomendação de atender um cliente em cada sala.

As informações previstas no plano são válidas para 102 municípios que formam a região administrativa de Rio Preto. Ou seja, as prefeituras de cidades da região também poderão impor restrições de dias e horários de funcionamento ao comércio e serviços. "As atividades estão sujeitas a restrições de dias e horários de funcionamento, para possibilitar a flexibilização do maior número de estabelecimentos. Restrições de dias referem-se à abertura ou não aos fins de semanas e restrições de horários, de 6 horas por dia, escalonadas, ou das 10h às 14h e 19h às 23h, para os estabelecimentos do ramo de alimentação", consta no plano regional.

Além disso, o plano prevê cinco etapas, em que a primeira diz respeito à abertura total, com medidas de distanciamento e de prevenção, e a quinta representa o "lockdown", que é o fechamento total das atividades comerciais. Atualmente, a região está na fase 3 — que autoriza o funcionamento de serviços essenciais, seguindo regras previstas no decreto do governo do Estado de São Paulo.

"Defendo a autonomia dos municípios e criamos um plano de trabalho com perspectiva na retomada da economia respeitando as decisões técnicas da ciência e da medicina. O plano foi definido pelo comitê com critérios seguros para que não haja descontrole no enfrentamento da pandemia", afirmou Edinho durante teleconferência.

De acordo com o secretário de Saúde, Aldenis Borim, "é facultado aos prefeitos da região aderir ao plano de acordo com a realidade local de cada município, condicionada a decisão do governo do Estado de regionalizar as decisões contidas em um futuro novo decreto". Edinho atendeu aos pedidos de colegas da região para pedir ao governo do Estado a flexibilização de setores do comércio.(Com Diário da Região)