Agricultura e Pecuária

Governo volta atrás e, em novo decreto, mantém regional da Cati em Fernandópolis



Governo volta atrás e, em novo decreto, mantém regional da Cati em Fernandópolis

O governo do Estado deu um passo atrás e decidiu rever as medidas adotadas pelo decreto de 30 de dezembro de 2021 que pegou o agronegócio de surpresa, com fechamento de escritórios regionais da Cati e Casas de Agricultura em todo o Estado. Fernandópolis e Votuporanga, por exemplo, perderiam os escritórios da Cati e passariam para o comando administrativo do escritório em Jales. 
Em novo decreto publicado no último dia 25 de fevereiro, o governo volta atrás e decide manter os 40 escritórios da Cati no Estado, incluindo os de Fernandópolis e Votuporanga, bem como as Casas de Agricultura que seriam fechadas. 
A reorganização da Secretaria Estadual da Agricultura proposta pelo decreto gerou uma onda de protestos nas redes sociais e mobilizou o setor de agronegócios. 
A reação em Fernandópolis foi liderada pelo presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, Marcos Mazeti. No dia 7 de janeiro, em entrevista ao programa Rotativa no Ar, na rádio Difusora FM, Mazeti já cravava que o escritório da Cati em Fernandópolis não iria fechar. “Procuramos o secretário de agricultura do estado, Itamar Borges, e ele confirmou que isso não irá”, assegurava Mazeti.
Ainda na entrevista, Mazeti destacava a importância das Casas da Agricultura para produtor. “O produtor depende das Casas da Agricultura da região. São 12 unidades na região. É uma reivindicação do Sindicato e de toda sociedade do setor rural de que a assistência técnica chegue e fique mais próxima do produtor rural”.
O presidente lembrou que foi o agronegócio que segurou as pontas durante a pior fase da pandemia da Covid-19. “O produtor não parou no setor rural em nenhum momento durante a pandemia, mesmo enfrentando também uma seca histórica e até geada”. 
O novo decreto retorna a situação anterior mantendo as sedes da Cati e CDA -  Coordenadoria de Defesa Agropecuária – nas cidades de Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Catanduva, Dracena, Fernandópolis, Franca, General Salgado, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Jaboticabal, Jales, Jaú, Limeira, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Ourinhos, Pindamonhangaba, Piracicaba, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tupã e Votuporanga.