Geral

Grupo de dança de Fernandópolis completa 15 anos



Formado em 1993 com apenas seis integrantes o grupo de dança de rua Street Boys de Fernandópolis está completando 15 anos e muitas conquistas. Em seu currículo o grupo acumula títulos em festivais municipais, regionais e estaduais, além de ficar entre os primeiros colocados em competições nacionais. O grupo conta com o apoio da Prefeitura que disponibiliza transporte, estadia e alimentação, possibilitando a participação em eventos por todo o Estado.

Hoje o grupo conta com 13 integrantes, sendo 3 mulheres e 10 homens. O Street Boys passou por várias formações até chegar a atual. Constantemente novos integrantes entram na equipe, que poderá aumentar ainda mais agora que o grupo está desenvolvendo um projeto de aprendizagem de dança. Já são 32 adolescentes, aprendendo gratuitamente as noções básicas do street dance. O projeto é uma iniciativa da Diretoria Municipal de Cultural em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

Entre os campeonatos que o grupo participou, podem ser descatados o Brazilian Street Festival 2007, onde a equipe fernandopolense ficou em 5º lugar, entre as 15 equipes participantes do evento. O grupo Street Boys já foi selecionado para participar a edição 2008 do evento, que será realizado dia 2 de maio em Santos. Disputanda na categoria Avançado, o grau mais complexo das competições, o grupo de Fernandópolis ficou em 8º lugar no Meeting Hip Hop, realizado em Indaiatuba, em setembro do ano passado. Esse torneio contou com a participação de 19 grupos de todo o Brasil. Para este ano, o Street Boys já foi selecionado para participar do Dança Ribeirão, que acontece em Ribeirão Preto entre os dias 18 e 25 de maio. Mais de 400 grupos enviaram material para entrar no festival e apenas 15 foram classificado, entre eles, Fernandópolis.

Ainda está nos planos do grupo participar novamente do Meeting Hip Hop de Indaiatuba e do Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba, que acontece em Julho.

O grupo aguarda o resultado da final do Mapa Cultural Paulista, realizada nos dias 19 e 20 em Barueri. Para chegar a final do evento cultural, o Street Boys venceu as fases municipal e regional, competindo com 15 grupos nessas duas fases. Os cinco primeiros colocados no Mapa Cultural irão realizar uma turnê pelas cidades participantes do evento, onde os grupos apresentarão seu trabalho mediante cachê pago pela Secretaria de Cultura.

De acordo com integrantes do grupo, as coreografias devem ser apresentadas no tempo máximo de cinco minutos. Os critérios para avaliação são: execução, sincronismo, técnica e postura cênica, harmonia entre música, figurino e coreografia – exigências de toda apresentação de dança. O grupo treina em média, 3 horas por dia, geralmente nos finais de semana. O grupo Street Boys busca o apoio de empresas que estejam interessadas em patrocinar e apoiar o trabalho social e cultural desenvolvido na cidade, que projeto o município em todo o Brasil.