Cultura

Grupo traz espetáculo de dança aérea na praça central neste final de semana



Grupo traz espetáculo de dança aérea  na praça central neste final de semana

Fernandópolis está no roteiro de apresentações do Grupo Ares, reconhecido por sua inovação na dança vertical e teatro aéreo, em sua passagem pela região. Neste final de semana o grupo promete prender a atenção do público na Praça Joaquim Antonio Pereira no centro da cidade. Serão três espetáculos: o primeiro foi neste sábado; o segundo será hoje, domingo, 17 horas e na segunda-feira, 9 horas. O grupo programou uma oficina neste domingo às 9 horas (veja abaixo). Todos os eventos na Praça Joaquim Antonio Pereira.

Os espetáculos têm o objetivo de popularizar a dança vertical e aproximá-la de públicos que talvez nunca tenham tido contato com esse tipo de performance. As apresentações prometem deslumbrar o público com movimentos aéreos plásticos e narrativas suspensas no ar, criando uma experiência mágica.

As apresentações exploram temas como amor, coragem e a importância da criatividade, refletindo sobre a condição humana com frases impactantes e cenas que dilatam a percepção do tempo e do espaço urbano. “Porque viver é Vertebral!” e “De que adianta ter asas se você não pode sentir o vento?” são algumas das mensagens-chave do projeto.

A trilha sonora, composta por Sérvulo Augusto, vai do erudito ao pop, rock e valsas, com destaque para músicas populares brasileiras e instrumentais.

“As criações do grupo, sempre pautadas por um senso de sonho e imaginação, desafiam as convenções ao contrapor virtuosismo e força à leveza e sensibilidade do voo”, diz Mônica Alla, que fundou o grupo em 2008.

“Os espetáculos mostram também a palhaçaria e o riso como cura para todos os males, além da contemplação das belezas do planeta e da importância de cuidarmos de nosso mundo”, explica.

OFICINA

Além dos espetáculos, o Grupo Ares oferece no domingo, 8, das 9 às 12 horas, também na Praça Joaquim Antonio Pereira, uma oficina de introdução à dança vertical, proporcionando aos participantes a oportunidade de explorar essa arte de forma prática e lúdica. A atividade é voltada para maiores de 18 anos.

Para participar, é preciso comparecer à Praça Joaquim Antônio Pereira, com 30 minutos de antecedência e as vagas são limitadas e por ordem de chegada. Segundo Mônica, a oficina é conduzida por membros experientes do grupo e visa aproximar as pessoas da dança aérea e incentivar o aprendizado de suas técnicas.

“Será solicitado preencher um formulário on-line, obrigatório, para poder participar da oficina. No público-alvo estão artistas iniciantes e iniciados. Pessoas com deficiência têm preferência de vaga”, ressalta. O projeto de circulação é viabilizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.

O Grupo Ares foi fundado em 2008 por Mônica Alla, artista que iniciou sua trajetória no Circo Escola Picadeiro, o Grupo Ares é um núcleo artístico de pesquisa e criação que explora a verticalidade em cena através de uma diversidade de aparelhos aéreos.