Esporte

Gustavo Mafra é destaque no Grand Prix INFRAERO de Judô para Cegos



Gustavo Mafra é destaque no Grand Prix INFRAERO de Judô para Cegos

O atleta Gustavo Mafra, representante da  Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis, participou da primeira etapa do Grand Prix INFRAERO de Judô para cegos, que aconteceu no último sábado,19, no Ginásio Noêmia Assumpção, em Santo André. O fernandopolense  se deu bem e conquistou o terceiro lugar na categoria Leve I. O evento contou com grande participação de atletas de vários estados brasileiros.

Para os judocas da Seleção Brasileira, o Grand Prix INFRAERO de Judô para Cegos foi bem mais do que buscar uma medalha e subir ao pódio. A presença de judocas de dez países tornou as disputas uma preparação à parte para o Campeonato Mundial IBSA 2014, que acontecerá  de 1 a 7 de setembro, em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

Os 149 atletas de 30 associações e de dez países, das categorias adulto e iniciante, vibraram, se superaram, sorriram, choraram e o mais importante, deram mais uma prova do crescimento do Judô Paralímpico brasileiro, que conta com o patrocínio da INFRAERO.

Os brasileiros travaram duelos duros contra os gringos que pisaram no tatame nacional também para se preparar para o principal evento de Judô Paralímpico do ano. Os países presentes foram: Argentina, Canadá, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Mongólia, Porto Rico, Rússia Suécia e Uruguai.

Duas lutas entre Brasil e Mongólia, no masculino, levantaram os torcedores que estavam nas arquibancadas. Uma vitória pra cada lado. Na final da categoria até -60kg, Bolormaa Uugankthuu venceu Rayfran Pontes, do CESEC/SP, e ficou com o ouro. Na categoria acima até -66kg, Halyson Boto, também do CESEC/SP, deu o troco e venceu Aajim Munkhbat da Mongólia numa luta de arrepiar.

Os confrontos nacionais também agitaram os torcedores. Giovana Pilla, da ACERGS/RS, enfrentou Dandara Silva, da CEIBC/RJ, na final do Pesado (+78kg), e faltando menos de 15 segundos conseguiu um Ipoon, garantindo o ponto mais alto do pódio.

Para o judoca fernandopolense Gustavo Fontes Mafra não foi diferente. Depois de duas longas lutas, ele conseguiu o 3º lugar na categoria Leve I (iniciante), somando mais uma medalha de bronze para sua coleção. Com isso, o atleta conseguiu a classificação para II etapa que acontecerá em Campo Grande/MS, entre os meses de setembro e novembro deste ano. Para que Gustavo tenha todo esse preparo são necessários treinos diários na Academia Elite com as Profªs Emiliana Pires e Ana Beatriz de Sá, treinos de judô três  vezes por semana com Profº Renato na antiga base Sul da Policia Militar, além de se deslocar duas vezes por mês para a cidade de Taubaté, SP,  onde faz treinos específicos de Judô com o Sensei Regis Cândido da Silva. O objetivo dele é  participar das paraolimpíadas, em 2016.

 

Classificação:

 

 

1º Marcos Aurélio

 (CEIBC/RJ)

2º Cláudio Souza

(CEIBC/RJ)

3º Elvecio Filho

(CAD/SP)

3º Gustavo Mafra

 (ADVF/SP)