Geral

Haruchiyo Shinya recebe título de “Cidadão Fernandopolense”



Haruchiyo Shinya recebe título de “Cidadão Fernandopolense”
A Câmara Municipal de Fernandópolis outorgou em sessão solene realizada na noite de quarta-feira, 19 de março, o título de “Cidadão Fernandopolense” a Haruchiyo Shinya, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A sessão aconteceu no Palácio 22 de Maio.

A iniciativa partiu do vereador Ademir de Jesus Almeida, que conferiu a Shinya o título através de projeto apresentado durante seu primeiro mandato na Câmara. Embora a lei tenha sido aprovada em 11 de outubro de 2000, só agora foi possível realizar a cerimônia. Atualmente, Ademir é o presidente do Legislativo municipal.


IMIGRANTE
O assessor municipal Valdir Medrado, que representou a prefeita Ana Bim na solenidade, lembrou que a entrega do título coincide com o ano do centenário da imigração japonesa para o Brasil.

Haruchiyo Shinya, efetivamente, foi um desses imigrantes. Nascido em 8 de abril de 1922 na província de Okayama Kin, ele chegou num navio ao Brasil em 1934. Sua família foi viver em Bebedouro, e depois em Onda verde, sempre trabalhando na lavoura e enfrentando dificuldades.

Em 1949, Shinya mudou-se para o distrito de Brasitânia, onde se casou, no ano seguinte, com sua vizinha Maria Koga. No mesmo ano, ele deixou o campo e se tornou dono de uma padaria.

O casal teve três filhos: Hakira, Akio e Marina. Depois de ter comrpado também um sítio, em 1955 Shinya adquiriu uma casa comercial na Avenida Amadeu Bizelli, em Fernandópolis. Teve também uma barraca na feira municipal. Shinya ajudou na construção da Igreja Matriz de Fernandópolis. Há mais de 40 anos milita na Seicho-no-Ie. Seu esporte é a pesca, que pratica até hoje, com rara habilidade.