Celebrado no dia 25 de novembro, o dia do Doador de Sangue terá ação durante todo o mês no Hemocentro de Fernandópolis com a campanha “Mês do Doador de Sangue 2023”, que teve início na segunda-feira, 06. A ação vai até o dia 25 e, todos que doarem sangue nesse período, irão ganhar uma camiseta comemorativa.
“Estamos precisando de sangue e temos uma responsabilidade grande que é distribuir para Fernandópolis e região. Contamos com a colaboração de todos que venham praticar seu ato de solidariedade e respeito para com o outro”, destacou a médica hematologista Brígida do Amaral Botelho Prudêncio.
Segundo Brígida, o hemocentro de Fernandópolis é responsável por atender as regiões de Votuporanga, Santa Fé do Sul, Ilha Solteira e Jales, que possui dois hospitais, entre eles o Hospital de Amor, que necessita de uma grande demanda de sangue. “Nós nunca sabemos quando vamos precisar. Por isso, a gente conta com a colaboração de todos hoje e sempre, porque a necessidade não para”, disse a médica.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis; ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde; ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação; estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia; levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc. Informações pelo telefone (17) 3442-5544.
O Hemocentro funciona de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, as quartas-feiras das 08h às 18h e aos sábados das 07h30 às 12h. O telefone de contanto é (17) 3442-5544/ 98165-0067. O endereço é rua Simão dos Santos Gomes, 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa.