Saúde

Hemocentro realiza campanhas para combater queda no estoque



Hemocentro realiza campanhas para combater queda no estoque
Com a chegada do inverno e do período de férias, o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro de Fernandópolis, que é de 1.100, voltou a cair. Para atender à demanda dos hospitais da cidade e da região, que compete ao núcleo, é necessária a realização de campanhas.

Até o momento já foram realizadas duas campanhas nas cidades de Paranapuã, dia 7 e Santa Rita D´Oeste, dia 8, ambos no Centro de Saúde de cada cidade. Neste sábado, o núcleo de Fernandópolis estará aberto das 8h às 14h para a coleta de sangue.

No dia 14, a equipe do Hemocentro estará na cidade de Santa Fé do Sul, na escola Marina de Oliveira, das 17h às 20h. No dia 15 será a vez de Meridiano, também das 17h às 20h, no Centro de Saúde. Já no dia 22, os participantes estarão em Palmeira D’Oeste, das 17h às 20h e, no último sábado do mês, dia 25, a campanha se encerrará na Emei Koei Arakaki, no Jardim Paraíso, das 7h30 às 12h.

Além das campanhas externas, o Hemocentro realiza durante todo o ano - porém com mais ênfase no Dia do Doador de Sangue, comemorado em novembro - o projeto “Doador do Futuro”, que é realizado nas escolas municipais e estaduais.

Segundo a assistente social do Hemocentro de Fernandópolis, Carmem Lúcia Rosa de Souza, as campanhas externas são necessárias para manter o estoque, pois as coletas internas não ultrapassam 300 bolsas de sangue. “Há potencial para mais pessoas, sabemos disso, por isso estamos sempre realizando campanhas para atrair mais pessoas”, afirmou Carmem.

O comerciante José Rodrigues dos Santos, 38, foi uma das pessoas convidadas por um dos agentes de captação do núcleo para fazer a doação. Nessa terça-feira, José esteve no Hemocentro para sua primeira doação; um problema de saúde, porém, acabou impedindo-o de doar.

“Eu não pude doar hoje, mas daqui uns 15 dias eu voltarei, pois às vezes a gente perde alguns minutos do nosso dia para doar sangue e pode chegar a dar uma vida inteira a uma pessoa”, disse o comerciante.

Já a aposentada Antônia de Fátima Bernardino, 55, (mais conhecida como Toninha) há quatro anos vem doando sangue, de três em três meses, para o Hemocentro. “Acho importante doar, podemos salvar muitas vidas com atitudes simples como essa. Eu não só venho de três em três meses como incentivo outras pessoas a virem. Vale a pena”, afirmou Toninha.

O horário de funcionamento do Hemocentro é de segundas-feiras das 07h30 às 20h, de terça a sexta-feira das 7h30 às 17h e aos sábados – em datas alternadas – das 8h às 14h. Para mais informações ou agendamentos pelo 0800-979 60 49 ou (17) 3442-5544. Endereço Rua Santista, nº. 266, ao lado da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis.