Artigos

HIPERTENSÃO ARTERIAL: uma doença assintomática



HIPERTENSÃO ARTERIAL:  uma doença assintomática

Os dados recentes do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2018) do Ministério da Saúde, mostraram que aproximadamente 25% da população acima de 18 anos de idade que mora nas capitais brasileiras é portadora de pressão alta, conhecida cientificamente como hipertensão arterial. Em outras palavras, um em cada quatro brasileiros, de acordo com esta metodologia de pesquisa, apresenta esta enfermidade. Esta prevalência chega a quase 50% das pessoas na faixa etária de 55 a 64 anos e ao redor de 60% daqueles acima de 65 anos. Este estudo mostra ainda, que a população de menor escolaridade é mais afetada pela hipertensão arterial (42,5% das pessoas com menos de 8 anos de estudo).
A hipertensão arterial constitui-se em um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame cerebral), insuficiência renal e insuficiência cardíaca. O tratamento diminui substancialmente a chance de um indivíduo hipertenso vir a apresentar estas complicações. Hoje nós dispomos de vários medicamentos muito eficazes no controle da pressão arterial e com poucos efeitos colaterais. 
Não obstante, uma parcela grande da população hipertensa apresenta níveis pressóricos elevados por não estarem sendo tratados ou por estarem sendo submetidos a tratamentos insuficientes para atingir os níveis de pressão preconizados, estando exposta as complicações citadas. Um dos motivos para isto é o fato de muitos acreditarem não ser hipertensos por não apresentarem sintomas. Ora, a hipertensão arterial é uma doença assintomática e o único meio de sabermos que estamos com a pressão arterial elevada é através da sua medição com um aparelho apropriado. 
Hoje nós dispomos de aparelhos automáticos confiáveis para aferição da pressão arterial a nível domiciliar o que facilita o acompanhamento dos indivíduos hipertensos. A literatura médica tem indicado o emprego de aparelhos que medem a pressão arterial nos braços, por serem mais acurados que aqueles usados nos punhos. 
Concluindo, a hipertensão arterial é uma doença assintomática, cujo tratamento é um dos mais gratificantes da medicina. Ele diminui a probabilidade de ocorrência de complicações que podem levar a sequelas importantes e até a morte.
Um ótimo final de semana a todos!