O caso ocorreu na zona rural de Poloni, a 96 km de Fernandópolis. O morador foi preso na segunda-feira, 24, por manter animais silvestres em cativeiro e porte ilegal de arma de fogo.
Segundo informações da Polícia Ambiental, durante a operação Impacto/Piracema, em patrulhamento na região rural do município, avistaram uma gaiola utilizada para caça em uma residência. Em contato com o morador, foi realizada uma vistoria no imóvel. Foram encontrados nove pássaros nativos dentro de gaiolas sem anilhas de identificação, sendo três canários-da-terra e seis coleirinhas papa capim. Também no imóvel foi encontrado um fihote de veado-catingueiro em cativeiro.
Questionado pelas autoridades, o rapaz informou que tem os pássaros, pois gosta do canto e, sobre o veado, ele disse que o animal apareceu em seu sítio. Ainda durante a vistoria foi encontrado uma espingarda calibre 32 com duas munições intactas. Foi solicitado documentação da arma, mas o homem informou que não havia nem o registro e nem a documentação de posse. O rapaz foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e encaminhado à Delegacia de Polícia de Poloni. Além da prisão, foi realizada uma ordem administrativa por infração ambiental, por manter um cativeiro da fauna silvestre nativa em sua residência, foi concedido uma multa ao homem no valor de R$ 5 mil. Os animais foram apreendidos e encaminhados até o Zoológico Municipal de Rio Preto, onde passaram pela análise do corpo clínico, em seguida devolvidos à natureza.