Durante policiamento ambiental na área rural do município de Catanduva, a 172 km de Fernandópolis, uma equipe do 4º Batalhão de Polícia Ambiental avistou um incêndio em uma mata nativa e solicitou auxílio de uma usina de cana que imediatamente encaminhou equipes de combate a incêndio para o local; Como o fogo era recente os policiais iniciaram o patrulhamento com o intuito de identificar o causador do incêndio.
Uma guarnição da guarda municipal de Catanduva entrou em contato com a Polícia Ambiental informando que um popular ligou dizendo que viu o causador do fogo, passando as características físicas. Em patrulhamento, a equipe da guarda municipal, flagrou um indivíduo portando isqueiro, ateando fogo na região, sendo imediatamente apoiados pela equipe da Polícia Ambiental.
O infrator deu duas versões para o fato. Em uma alegou que colocou o fogo em “um momento de bobeira”, em outra disse que havia recebido R$ 150,00 de um sujeito para colocar fogo na mata.
O indivíduo foi preso em flagrante, sendo conduzido até a Delegacia Seccional de Catanduva, onde permaneceu à disposição da justiça. Ele foi autuado administrativamente com multas que somadas totalizaram R$ 196.500,00, por destruir aproximadamente 14 hectares de vegetação nativa. (Por Samuel Leite)