Geral

IBGE reúne comissão para discutir o Censo-2007



IBGE reúne comissão para discutir o Censo-2007
Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram nesta terça-feira, 27, com membros da comissão censitária de Fernandópolis na Sala de Imprensa da prefeitura, para discutir o trabalho que será realizado pelos recenseadores entre 16 de abril e 31 de agosto.



Nesse período, 29 profissionais contratados pelo instituto vão realizar o censo agropecuário (oito recenseadores) e fazer a contagem da população (21 agentes).



Segundo Aparecido Donizetti Guirao, coordenador de área, “o IBGE tem meios de saber como se dá a evolução demográfica de um município, através de nascimentos e óbitos, mas não há estatísticas sobre a migração interna; aliás, o único país do mundo que possui esses dados é a França”, disse.



O IBGE quer fazer um trabalho de levantamento completo no âmbito rural, com informações detalhadas sobre produção, área produtiva, diversificação de lavouras, número de animais, quantidade de grãos e hortifrutigranjeiros colhidos e outros aspectos. A pesquisa com cada unidade de produção rural deverá durar, na expectativa dos técnicos, cerca de 1h40, em média – muito mais, portanto, do que os 3 ou 4 minutos previstos para a contagem populacional urbana.



“O IBGE quer dados concretos”, assegura o técnico em informações geográficas e estatísticas Rômulo Gasparini da Cunha, coordenador de sub-área.