O acidente ocorreu na terça-feira, 10, na cidade de Votuporanga. Após quatro dias internado no Hospital de Base de Rio Preto, o idoso de 84 anos morreu no final da noite de sábado, 14, vítima de traumatismo craniano.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, José Roela de Oliveira, que era morador de Votuporanga, deu entrada no HB na última terça-feira, 10, após um portão cair sobre ele. Apesar dos esforços médicos, ele não resistiu à gravidade dos ferimentos.
Em virtude da morte acidental, o corpo foi encaminhado para exame necroscópico no Instituto Médico Legal (IML) de Rio Preto. Não há boletim de ocorrência registrado sobre o acidente.
É frequente o registro de acidentes com portões eletrônicos. E geralmente, está ligado ao rompimento do cabo de aço.
O cabo de aço de um portão basculante desempenha um papel crucial na segurança e funcionalidade. Muitos subestimam os riscos associados a um cabo de aço que está desgastado ou frágil. Quando ocorre o rompimento do cabo de aço do portão basculante, uma série de perigos iminentes emerge, incluindo:
O cabo de aço rompido pode resultar em uma queda súbita e inesperada do portão, representando um sério risco de ferimentos de pessoas e animais de estimação, além dos danos que pode causar a veículos. A recomendação de especialistas é que a substituição do cabo seja feita de forma preventiva.