Meio Ambiente

Inaugurado, parque da represa já é um dos locais mais visitados da cidade



Inaugurado, parque da represa já é um dos locais mais visitados da cidade
Fotos: Secom/Prefeitura

Fernandópolis, enfim, ganhou uma área de lazer para a população. A inauguração do novo parque da represa Beira Rio atraiu autoridades e grande público no final de semana.

“Não tenho dúvidas de que esta é a maior recuperação ambiental da história de Fernandópolis, a represa estava totalmente comprometida e o local sem nenhum atrativo. Em 2019 começamos um árduo projeto de desassoreamento e hoje estamos aqui, felizes com esse importante resultado e entregando todas essas benfeitorias para que a população possa usufruir do espaço como área de lazer e turismo e preservando nosso meio ambiente”, disse o prefeito na inauguração, quando foi acionado a iluminação no entorno da represa permitindo aproveitamento da área também no horário noturno.

“Sem dúvidas essa é uma das maiores obras já realizadas na cidade e ficamos extremamente satisfeitos em ver a população já usufruindo do espaço”, destacou Neuclair Felix do Nascimento que representou a deputada Analice Fernandes, autora da emenda parlamentar que destinou verba do governo estadual para revitalização do entorno da represa.         

O deputado Federal Fausto Pinato citou os benefícios da represa para Fernandópolis e a importância de todos os colaboradores para a conquista de recursos dessa importante obra.

O evento também contou com uma homenagem especial ao saudoso Arlindo Momesso, que dá nome à academia a Céu Aberto, anexa à represa, que foi totalmente revitalizada e entregue junto com a obra. O filho do homenageado, Cleber Momesso, também falou sobre o momento festivo. “A nomeação da academia foi uma grande conquista para nossa família, saudando meu pai, um grande homem que tanto amou essa cidade. Hoje, vendo esse projeto revitalizado é motivo de muita alegria para todos nós. Parabéns, administração municipal por investir em um local tão bonito e importante para nosso meio ambiente”, agradeceu.    

OBRA

O projeto de revitalização da represa, conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente, começou em 2019 com os estudos e licenciamentos ambientais, as obras de dragagem e escavação começaram em dezembro de 2020. No total, foram 24.131 viagens de caminhão de 8 metros cúbicos de sedimentos; 2.918 quilos de plantas aquáticas, o que corresponde a mais ou menos 350 viagens de caminhão. Foram 193.048 metros cúbicos de sedimentos.

Todo trabalho resultou em 93% da represa original de 1979.

Em relação à reestruturação de Obras, foram investidos, R$ 1,9 milh por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, sendo executados serviços de pista de caminhada em piso intertravado, ciclovia em piso em concreto desempenado com pintura, guias separadoras; serviços de terraplanagem (cortes e aterros); sistema de drenagem; pier com estrutura metálica em piso em madeira; sistema de iluminação com postes ornamentais; plantio de grama; bancos em concreto,

O espaço também ganhou dois bebedouros de concreto armado, projetado para garantir acessibilidade e com espaço para hidratação de pets, instalados pela Sabesp.  Também foram iniciadas, já em fase adiantada, as obras de uma grande pista de skate profissional que em poucos meses estará pronta.