Geral

Incidência de raios aumenta 150% em Fernandópolis, diz Elat



Incidência de raios aumenta 150% em Fernandópolis, diz Elat


O número de raios nuvem-solo que atingiu Fernandópolis em 2019 aumentou 150% comparado a 2018. Os dados são do Elat - Grupo de Eletricidade Atmosférica - do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que opera com exclusividade a base de dados BrasilDATDataset - Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas. 
Segundo o Elat, foram registrados 6.190 raios na cidade em 2019 contra 2.470 contabilizados em 2018, ou seja, foram 3.720 raios a mais de um ano para outro.  As medições são feitas através de sensores espalhados que captam a radiação enviada pelos raios.
De acordo com Elat, nos últimos cinco anos, Fernandópolis registrou um total de 24.555 raios nuvem-solo, média de 4.911 por ano. Os anos de 2019 e 2015 foram os que mais registraram incidência de raios.

Image alt

Nos primeiros 40 dias deste ano, de 1º de janeiro a 9 de fevereiro, a cidade registrou incidência de 670 raios.
Em 2019, a cidade registrou duas tempestades com muitos raios. A primeira ocorreu em 25 de fevereiro, com 235 raios e um deles atingiu transformador da UPA – Unidade de Pronto Atendimento que ficou sem energia por cerca de 12 horas. Outra tempestade com grande número de descargas elétricas no dia 1º de setembro com registro de danos a equipamentos em várias empresas da cidade. Situação atípica para o período, segundo avaliação do Elat, que identificou a ocorrência de 130 raios que tocaram o solo em Fernandópolis.
A maior incidência de raios ocorre especialmente entre os meses de dezembro até março, por causa do calor que favorece as tempestades. 

O raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 20 mil ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. Em geral, provocam um clarão e, logo em seguida, o barulho denominado trovão, por causa do deslocamento de ar. 
O Brasil é campeão mundial na incidência do fenômeno. Caem 77.8 milhões de raios por ano e a explicação é geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta - área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios.
No ranking nacional, Fernandópolis aparece em 1.878º lugar entre os municípios com maior incidência de raios por km2. No estado, está em 362º lugar. 
Apesar da grande quantidade de raios, os números mostram que poucas pessoas foram atingidas ou morreram por conta das descargas elétricas na região. A última morte registrada aconteceu em 2009. Desde o ano 2000 até agora, foram seis mortes contadas na região, sendo uma em Rio Preto (2000), em Votuporanga (2000), em Jales (2002) e em José Bonifácio (2006) e duas em Novo Horizonte (2000 e 2009).

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA?

 Separamos algumas perguntas e respostas sobre o tema:
O que são raios?
Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de 5 km.
Qual a duração de um raio?
Um raio pode durar até dois segundos, mas dura em geral cerca de meio a um terço de segundo. No entanto, cada descarga que compõe o raio dura apenas frações de milésimos de segundos.
Um raio pode cair duas vezes em um mesmo lugar?
Pode. Geralmente os raios caem mais de uma vez em um mesmo local quando este apresenta grande incidência de raios. Como exemplo podemos citar o monumento Cristo Redentor, que é atingido anualmente por cerca de seis raios.
Um raio pode atingir diretamente uma pessoa?
A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Contudo, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, esta chance pode aumentar em até 1 para mil. Entretanto, não é a incidência direta do raio a maior causadora de mortes e ferimentos. Geralmente são os efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios que trazem risco. As descargas também provocam incêndios e queda de linhas de energia.
Por que o Brasil é o país campeão mundial em incidência de raios?
No Brasil, caem 77.8 milhões de raios por ano e a explicação é geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta - área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios.
Qual o local com maior incidência de raios no Brasil?
A região entre Coari e Manaus é a região que mais tem raios do Brasil. A região amazônica deverá ter um aumento na incidência do fenômeno nas próximas décadas.
Se uma pessoa for atingida por um raio, o que pode acontecer?
A corrente do raio pode causar queimaduras e outros danos a diversas partes do corpo. A maioria das mortes de pessoas atingidas por raio é causada por parada cardíaca e respiratória. Grande parte dos sobreviventes sofre por um longo tempo de sérias sequelas psicológicas e orgânicas.
Como saber se o raio caiu perto?
A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor. Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
Qual a diferença entre relâmpagos e raios?
Relâmpagos são todas as descargas elétricas geradas por nuvens de tempestades, que se conectam ou não ao solo. Já os raios são somente as descargas que se conectam ao solo.
O que é o trovão?
Trovão é o som produzido pelo rápido aquecimento e expansão do ar na região da atmosfera onde a corrente elétrica do raio circula.
A que distância pode-se ouvir o trovão?
Um trovão dificilmente pode ser ouvido se o raio acontecer a uma distância maior do que 20 quilômetros.
Qual a intensidade do trovão?
A intensidade de qualquer som é geralmente dada em decibéis. Um trovão intenso pode chegar a 120 decibéis, uma intensidade comparável à que ouve uma pessoa que está nas primeiras fileiras de um show de rock.
O trovão oferece algum perigo?
Embora o som ensurdecedor de um trovão assuste a maioria das pessoas, em geral ele é inofensivo. Contudo, o deslocamento de ar pode derrubar uma pessoa que esteja muito perto do local de incidência do raio, podendo até causar sua morte.