Polícia

Índices de violência têm queda em Fernandópolis



Índices de violência têm queda em Fernandópolis
Números divulgados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo mostram queda da violência em Fernandópolis na comparação com 2016. A cidade fechou 2017 registrando queda nos furtos (-18,5%), furto de veículos (-41,9%), roubo de veículos (-80%), roubos (-63,2%).  No caso de estupro, também houve queda (-26%). 
Outro item que chama a atenção é que Fernandópolis fechou o ano de 2017 sem registrar nenhum homicídio culposo ou doloso.
O lado negro da estatística da violência em 2017, é que Fernandópolis voltou a registrar o crime de latrocínio (roubo seguido de morte) após nove anos. A cidade também registrou aumento de casos de estupros de vulnerável, passando de cinco em 2016 para 13 no ano passado. O trânsito também contribuiu de forma negativa na estatística. Houve queda no número de acidentes, mas o número de mortes aumentou 83%, passando de 5 em 2016 para 11 em 2017. Essa estatística não registra as mortes nas rodovias. 
O capitão Rafael Henrique Helena, do Comando de Policiamento do Interior 5, responsável pelo policiamento na região, incluindo o 16º Batalhão da Polícia Militar de Fernandópolis, afirma que a PM trabalha e monitora os índices criminais. "As metas estabelecidas pela SSP foram atingidas com grande margem. A gente continua fazendo o possível e o impossível, monitorando locais de maior incidência criminal, informações de criminosos, trabalhando com inteligência", fala. 
O delegado Raymundo Cortizo Sobrinho, do Deinter-5, responsável pela Polícia Civil na região, diz que o Brasil é um país com alto índice de violência por motivos que não estão relacionados à segurança pública. "Falta de distribuição de renda, educação, urbanização da cidade. Enquanto não resolver esses problemas sociais vamos continuar a ter índice de criminalidade significativo", acredita. Para o delegado, os índices da região são aceitáveis quando comparados aos do Estado e do País.