Educação

Inep remarca provas do Encceja para 29 de agosto



Inep remarca provas do Encceja para 29 de agosto

As provas do Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – referentes à 2020 foram remarcadas para o dia 29 de agosto. A remarcação ocorreu por causa do cenário da pandemia da Covid-19. O Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - ajustou o cronograma da prova, inicialmente prevista para o dia 25 de abril.

O Encceja também possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes. Dessa forma, o exame serve de baliza para a implementação de procedimentos e políticas, visando à melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como o aperfeiçoamento do processo de certificação. Além disso, os resultados das provas viabilizam o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. 

Os interessados no Encceja podem acessar os materiais de estudo, desenvolvidos pelo MEC - Ministério da Educação - disponíveis no portal do Inep.  Além das apostilas com conteúdo de todas as etapas e áreas de conhecimento, o instituto também possibilita o acesso a provas e gabaritos de edições anteriores. Todo o material é gratuito.

Já com relação aos inscritos para a certificação do ensino fundamental é disponibilizado conteúdo de matemática; ciências; história e geografia; língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física. Já as apostilas para a certificação do ensino médio são de ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 

Na página do Encceja (clique no link para acessar) no portal do Inep, há uma série de apostilas voltada para os professores. O conteúdo apresenta sugestões de trabalho, com o objetivo de direcionar os professores em relação ao desenvolvimento das competências e habilidades que estruturam o exame.