Economia

Inflação do ano castiga os mais pobres



Inflação do ano castiga os mais pobres

A taxa de inflação de famílias com renda muito mais baixa chegou a 0,98% em setembro deste ano. Este percentual é três vezes superior ao observado entre a classe com renda alta que ficou com alta de 0,29%. A constatação é do Indicador de Inflação por Faixa de Renda do Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - divulgado nesta quarta-feira, 14.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1390574&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1390574&o=node

A pesquisa do Ipea constatou que a inflação aumentou, de agosto para setembro, em todas as faixas de renda. Ela foi maior entre as pessoas com renda muito baixa, principalmente por causa da alta de preços dos alimentos, que responderam por 75% da taxa de inflação de setembro. Tiveram aumento de preços no mês, produtos como arroz com alta de 18%, óleo com 28% e leite com 6%.

No acumulado do ano, a disparidade é ainda maior com alta de preços do arroz em 41%, feijão em 34%, leite em 30% e óleo de soja em 51%.

Outro grupo que influenciou essa alta de preços maior para os mais pobres foi habitação, com inflações em produtos como materiais de limpeza que sofreram alta de 1,4% e gás de botijão que subiu 1,6%.