Saúde

Iniciada a aplicação da dose de reforço nos adolescentes e quarta dose nas pessoas acima de 50 anos



Iniciada a aplicação da dose de reforço nos adolescentes e quarta dose nas pessoas acima de 50 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis iniciou essa semana a aplicação da dose de reforço da campanha de vacinação contra a Covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos. Na próxima semana deve ser iniciada a aplicação da quarta dose nas pessoas acima de 50 anos e profissionais da área da saúde. 
A dose reforço para os adolescentes está disponível em todas as unidades de saúde das 09h às 14h, de segunda a sexta-feira e na Central da Saúde das 08h às 13h. Para esse público devem ser utilizados os imunizantes da Pfizer e Coronavac, aprovados pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada. 
Segundo o Secretário de Saúde, Ivan Veronesi, o Ministério da Saúde já emitiu a recomendação para aplicação da quarta dose aos profissionais de saúde e público acima de 50 anos. “Estamos aguardando apenas o comunicado oficial para que seja iniciada a aplicação dessa dose extra”, completa.
VACINAÇÃO GRIPE
O Governo do Estado de São Paulo divulgou na tarde de ontem, 03, a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo até o dia 24 de junho. Apenas 34,8% do público-alvo foi imunizado contra a gripe. A menor cobertura vacinal está entre as crianças, gestantes e puérperas.
Podem se vacinar contra o vírus da Influenza pessoas acima de 60 anos, profissionais da Saúde, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, professores, indígenas, pessoas com deficiência e comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Em Fernandópolis a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.